quinta-feira, 29 de março de 2012

Roberta Campos: surpresa mineira



Varrendo a Lua, de 2010: falando de amores
Roberta Campos chegou como quem nada queria: com um disco inteiro dedicado ao amor e com letras intimistas que falam sobre relacionamentos perdidos ou ansiosos, a cantora está sendo reconhecida por sua bela voz, calma e mansa e por seu talento merecedor plausível de aplausos efusivos. Roberta é compositora e compôs para seu disco de estreia praticamente todas as faixas de Varrendo a Lua, um disco belíssimo, caprichado, organizado e com mensagens tão positivas sobre o amor, que ficamos a mercê dela. A ansiedade em algumas faixas também predominam, mas isso refaz com que pensemos a respeito do próximo. O amor, em sua magnitude, está tão presente, que o disco, numa forma adolescente, se torna a arma de protesto de Roberta Campos.

Com uma mensagem lúcida e transparente, Varrendo a Lua (2010 / Deckdisc / 19,99) ganha todos os destaques que uma cantora iniciante merece: além de bem preparado, conta com a regravação perfeita de Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor, grande sucesso na voz de Milton Nascimento no disco Pietá e com participação especialíssima de Nando Reis na eletrizante De Janeiro a Janeiro. Sendo a nova queridinha de Marcelo Camelo, Roberta Campos é uma cantora simples, discreta, mineira de Caetanópolis e muito talentosa.

O charme de sua musicalidade está no estilo de sua composição: sensata, inquietante e que fala de um amor que se foi, de um amor impossível, de um amor incapaz ou de um amor que está ali, bem próximo de nós, nos esperando na esquina. A singularidade com que expressa este sentimento que martela milhões de pessoas ao redor do mundo é o motim para a expressão verdadeira e transferível de Roberta Campos e a perfeição de sua bela voz é denotativa de recursos magníficos para que possamos adentrar neste universo chamado amor.

Deixar de ouvir ou comentar sobre Roberta Campos seria uma injustiça sem tamanho: pudera, ela ganhou um lugar cativo na minha estante e o meu respeito por seu trabalho vai além de qualquer possibilidade musical. Sendo nada arcaica com as frases e desejos que transpassa aos ouvintes, Roberta manifesta emoção e sentimentalismo em músicas como Acabou, forte carta de um amor rompido, Estou em Paz (Com Você), Para Aquelas Perguntas Tortas, Felicidade, se transformando em um pequeno mantra sobre o amor que está por vir ou a felicidade que está chegando e a bela faixa Varrendo a Lua, que abre o disco e é título do álbum.

Se há uma cantora com a qualidade de representar o amor na sua mais dolorosa formosura, recaindo aqui e ali sobre a possibilidade de encontrarmos desencontros e desilusões e de sermos atacados por pessoas ferinas e que nos querem demonstrar o lado horrível da dor de amar, esta cantora se chama Roberta Campos: sensível, maravilhosa, lindamente compenetrada e ágil. Musicalidade certa e direta. As pessoas ainda vão ouvir falar muito de Roberta Campos, desde que ela continue nesta pegada romântica, destoando seu sentimento para a nova MPB.



Faixas

·       1 – Varrendo a Lua (Roberta Campos)

·       2 – Mundo Inteiro (Roberta Campos)

·       3 – Felicidade (Roberta Campos / Carolina Zogoli)

·       4 – Acabou (Roberta Campos)

·       5 – De Janeiro a Janeiro (Roberta Campos)

ü  Part. Especial de Nando Reis

·       6 – Sinal de Fumaça (Roberta Campos / Nô Stopa)

·       7 – Aqui, Ali (Roberta Campos)

·       8 – Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor (Lô Borges  / Márcio Borges)

·       9 – Para Aquelas Perguntas Tortas (Roberta Campos)

·       10 – Estou Em Paz (Roberta Campos)



Produzido por Rafael Ramos

Direção Artística: João Augusto



Nota 10

Varrendo a Lua  / Roberta Campos

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: