sexta-feira, 30 de março de 2012

Meio-Dia, Meia-Noite, de Chico Pinheiro: grandes nomes da MPB e um excelente disco



Grandes nomes da música neste disco
Quando lançou Meia-Noite, Meio-Dia (2003 / Art Music / 26,99 com relançamento em 2010), Chico Pinheiro talvez não tivesse tanta certeza de sua responsabilidade em chamar para dividir as canções cantores de alto escalão como Maria Rita Mariano (na época ela ainda usava o sobrenome do pai, Cesar Camargo Mariano), Ed Motta, Lenine, Chico César e a novata Luciana Alves. O resultado é tão perfeito e original, que Chico Pinheiro foi alçado ao patamar de um dos melhores violonistas do Brasil e um dos compositores mais prodígios que o país conheceu. Chegando de mansinho no cenário musical e tendo uma boa parcela de amigos na área, Chico Pinheiro usou e abusou do bom tom para conseguir angariar um excelente resultado: seu disco ganhou prêmios e arrebatou inúmeros fãs tanto aqui no Brasil quanto fora dele.

E para que este sucesso fosse maior, nada melhor do que ouvir maravilhas compostas por Chico sendo interpretadas por bambas da MPB. O time escalado deu conta do recado e o resultado é tão gostoso de ouvir, tão saboroso e tão interessante, que denota o quanto estava carente o cenário musical no início dos anos 2000. Para tanto, Chico Pinheiro foi destacado o melhor violonista e o melhor compositor jovem e o lançamento de Meia-Noite, Meio-Dia só reforçou aquilo que todos já sabiam: seu disco era ótimo.

Chico Cesar: boa parceria
De Chico Cesar podemos desfrutar de Aquela, música bonita e que deixa Cesar muito a vontade nos bastidores. A música se torna um dos melhores do disco e os refrãos se tornam ainda mais sensíveis à medida que o cantor a canta. A outra canção, Passagem, também demonstra uma sensibilidade à flor da pele com um toque de amor reprimido. Ambas as músicas, composta em parceria pelos músicos, são tão harmoniosas, que parece que foram feitas sobre encomendas. Sua carreira artística tem repercussão internacional. A maioria de suas canções são poesias de alto poder de encanto linguístico.

Ed Motta dá um tom jazzístico
Ed Motta surge com Essa Canção, dando um tom jazzístico ao disco. Sua música tem raízes nos estilos funk/soul e disco, mas também tem influências de jazz, bossa nova, reggae, rock. Com grande diversidade de estilos e vários álbuns lançados no exterior, Ed Motta possui uma longa carreira nacional e internacional, tendo tocado e gravado com inúmeros nomes do cenário mundial, como Incognito, Bernardie Purdie (baterista do Steely Dan), o grupo português Jazzinho, entre outros. Sobrinho do cantor carioca Tim Maia, Ed Motta ficou conhecido no fim da década de 1980, com as composições Manuel e Vamos Dançar, que gravou com a sua então banda Conexão Japeri. Na década de 1990 retornou às paradas de sucesso com os hits Fora da Lei, Vendaval e Colombina (esta, lançada em 2000).

Lenine: apenas sons vocais
Lenine aparece com Buritizais e ele faz o que mais gosta: sustenidos e gritinhos e arroubos marcam a canção, sem nenhuma frase. Um achado e tanto para um destacamento perfeito. Lenine já teve seu som gravado por Elba Ramalho, sendo ela a primeira cantora de sucesso nacional a gravar uma música sua. Depois vieram Fernanda Abreu, O Rappa, Milton Nascimento, Maria Rita, Maria Bethânia e muitos outros. Produziu Segundo, de Maria Rita e De uns tempos pra cá, de Chico César. Participou também da direção do musical de Cambaio, musical de João Falcão e Adriana Falcão, baseado em canções de Chico Buarque e Edu Lobo.

Lenine ganhou dois prêmios Grammy Latino: um pelo Melhor Álbum Pop Contemporâneo com seu álbum Falange Canibal; e outro em 2009 na categoria melhor canção brasileira com a música Martelo Bigorna.

Luciana Alves: as melhores faixas do disco são dela
Luciana Alves, esposa de Chico Pinheiro, herda as pérolas do disco, com as belas canções Jardim de Arroz, Meia-Noite, Meio-Dia, Na Beira do Rio, Ao Vento e Onde Estiver. Luciana Alves é paulistana, tem 27 anos de idade e nove de carreira. Filha de músico, ela tem contato com o meio artístico desde a infância e começou cantando em eventos esporádicos. Aos 18 anos, abraçou a música como profissão, apresentando-se em bares e participando da gravação de jingles. Como integrante do grupo Notícias dum Brasil, idealizado pelo compositor Eduardo Gudin, participou como principal solista do CD Pra Tirar o Chapéu e apresentou-se ao lado de renomados músicos, como Guinga, Hermeto Pascoal, Paulinho da Viola e Elton Medeiros

Participou do CD Madeira que Cupim Não Rói do multiartista Antônio Nóbrega, e esteve presente na turnê do show Pernambuco Falando para o Mundo.

Ao lado de Joyce Moreno e Roberto Menescal, cantou Nara Leão dentro do projeto Boteco do Cabral, idealizado e apresentado pelo jornalista e escritor Sérgio Cabral. Em novembro de 2001, dentro do mesmo projeto, cantou Dolores Duran ao lado de Johny Alf e Alaíde Costa.

 No 2º Prêmio Visa de MPB -Edição Vocal, classificou-se entre os doze semifinalistas. No ano seguinte, no 3º Prêmio Visa - Edição Compositores, defendeu as músicas de Chico Pinheiro, compositor que conquistou o segundo lugar. Durante o Festival da Música Brasileira, realizado pela Rede Globo, participou ao lado de José Miguel Wisnik, sendo considerada pela crítica uma das grandes revelações do festival. Luciana integra também o grupo do compositor paulista André Hosoi, com quem lançou o CD Junina, e prepara-se para gravar seu primeiro CD solo.

Maria Rita ainda Mariano: perfeita
Maria Rita surge com a engraçada Popó, a inquietante De Frente e a amargurada Desde o Primeiro Dia. Maria Rita iniciou sua carreira com cerca de 24 anos, apesar de querer cantar desde os quatorze. O peso da carreira da mãe, bastante famosa no Brasil, influenciou o adiamento de sua obra. Segundo a própria: sempre tive a consciência de ser a única filha mulher de uma grande cantora. Antes de se tornar cantora profissional, ela fez um estágio em uma revista para adolescentes, tendo estudado Comunicação social e estudos latino-americanos na Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Apesar do sucesso recente, consagrou-se como novo ícone da MPB.

Ganhadora de seis prêmios Grammy Latino incluindo Grammy Latino de Melhor Artista Revelação, também já ganhou dois Prêmio Multishow de Música Brasileira, entre outros prêmios nacionais. Maria já vendeu 1,985 milhão de CDs e DVDs, somente no Brasil.

Chico Pinheiro: o anfitrião
E Chico abre o disco com Contemplação e encerra com a linda Choro Calado, ambos apenas ao violão. Com um belo disco e uma equipe de peso, Chico Pinheiro se consolida no cenário musical como um dos melhores artistas, únicos e detentores dos melhores encantamentos e entusiasmos que possamos destilar.



Faixas


·       1.Contemplação (Chico Pinheiro) Chico Pinheiro

·       2.Ao Vento (Chico Pinheiro - Guile Wisnik - Paulo Neves)  Luciana Alves

·       3.Meia-Noite, Meio-Dia (Chico Pinheiro) Luciana Alves

·       4.Aquela (Chico Pinheiro - Chico César) Chico César

·       5.Desde o 1º Dia (Chico Pinheiro - Guile Wisnik) Maria Rita Mariano

·       6.Essa Canção (Chico Pinheiro - Guile Wisnik - Paulo Neves) Ed Motta

·       7.Buritizais (Chico Pinheiro) Lenine

·       8.Jardim de Arroz (Chico Pinheiro - Guile Wisnik) Luciana Alves

·       9.Passagem (Chico Pinheiro - Chico César) Chico César

·       10.Na Beira do Rio (Chico Pinheiro - Paulo Neves) Luciana Alves

·       11.Popó (Chico Pinheiro - Aldir Blanc) Maria Rita Mariano

·       12.De Frente (Chico Pinheiro - Guile Wisnik) Maria Rita Mariano

·       13.Onde Estiver (Chico Pinheiro - Paulo Neves) Luciana Alves

·       14.Choro Calado (Chico Pinheiro) Chico Pinheiro



Produzido por Chico Pinheiro e Swami Jr.



Nota 10

Meia-Noite, Meio-Dia / Chico Pinheiro



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: