quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A sensível faceta de Filipe Catto



Filipe: sensibilidade à flor da pele
 
Cantor aclamado pela crítica e pelo público e que faltava dentro da MPB, Filipe Catto sentia que sua música iria desaguar em mares profundos quando lançou o primeiro disco, Fôlego, que foi tão aguardado quanto qualquer outro disco. Hoje, lançando Entre Cabelos, Olhos e Furações (2013 / Universal Music / 23,99), Filipe se encontra mais autêntico e sem os trejeitos de uma Elis ou de um Ney e carrega no semblante a tristeza de suas letras e melodias, com uma performance marcada pela emoção e interação constante entre o público/artista, cujo mostra a própria trajetória. O CD foi registrado em DVD e gravado em fevereiro deste ano no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo e foi muito bem elaborado por sua equipe, que chega a dar arrepios esfuziantes.  Filipe é considerado um dos artistas mais talentosos de sua geração e seus discos são prova disso, pela técnica vocal e pelas comparações do início de carreira. A seleção de músicas escolhidas para o novo projeto resume a caminhada do cantor desde o seu começo nos bares até hoje, além de composições próprias e das selecionadas que marcaram sua vida, como as de Roberto Carlos e Fábio Junior.
Adorador de Milton Nascimento e tendo como influência maior o cantor e compositor mineiro, o gaúcho gosta de sua voz e gosta de se ver cantando, mas odeia ser comparado a Ney Matogrosso e Elis Regina. Pudera, o talento de Filipe está mais do que comprovado e não precisa de comparações para chegar a um denominador comum.
O interesse por cantores de sua geração, como Karina Buhr (Eu Menti pra Você), Pélico (Sem Medida) e Nescafé (Apanhador Só) revela o entusiasmo do cantor em experimentar sonoridades novas e que refletem em sua voz. Para o artista que tem no palco uma de suas maiores vertentes, a gravação deste novo disco agrega a uma estratégia para revelar o melhor de sua performance. Uma dessas impressões performáticas estão registradas no DVD e demonstra sua entrega total à sua música.
Os dois trabalhos anteriores (Fôlego e Saga), serviram de base para Entre Cabelos, Olhos e Furacões, título tirado da letra de Ave de Prata, composta por Zé Ramalho e interpretada magistralmente por Filipe em Fôlego num registro fenomenal. E sem sombra de dúvidas, Filipe Catto já entrou para a história da música popular brasileira como um todo: o melhor dos melhores.
 

Entre Cabelos, Olhos e Furacões / Filipe Catto
Nota 10
Marcelo Teixeira

2 comentários:

Anônimo disse...

Palavras mais que merecidas. Filipe Catto veio para acalentar nossos ouvidos e olhos. Perfeito!!!

Klaudia Alvarez disse...

Parabéns pela resenha! Concordo com vc: o melhor dos melhores. Filipe Catto!!!