quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Acústico Cássia Eller (2001): grande voz de uma artista (quase) completa


Cássia mereceu o Acústico MTV
Um artista nunca sabe quando será seu último trabalho, mas certamente sabe que está fazendo um trabalho diferenciado dos anteriores e foi justamente esse o pressentimento que Cássia Eller teve ao fazer o Acústico MTV, um dos maiores sucessos da cantora até hoje, mesmo após sua morte precoce. De todas as cantoras que surgiram dos anos 1980 para os anos 1990, Cássia Eller foi, sem dúvida, a maior. Marisa Monte e Adriana Calcanhotto surgiram praticamente no mesmo tempo, no final de 1987 para 1988, mas ambas seguiam uma linha mais voltada para a MPB, enquanto Cássia vinha com seu vozeirão com tudo para dentro do rock, tendo como amigos Cazuza, seu maior ídolo. Sua voz se coloca juntamente além da MPB e atravessa fronteiras jamais calculadas por críticos de arte e mesmo cantando samba, forró, countruy entre outros ritmos, Cássia foi acertando de uma maneira geral em sua carreira, especialmente nos shows, aonde sua performance era sempre imbatível (tenho fotos de quando ela fez o último show no Sesc Interlagos, repleto de pessoas). Apesar de sua boa reputação como sendo uma das cantoras mais prestigiadas de seu tempo, este reconhecimento só veio com o disco Com Você Meu Mundo Ficaria Mais Completo (1999), cujo a participação do ex-titã Nando Reis foi primordial. Talvez Nando Reis, à procura de uma grande voz para suas canções, não tenha percebido que estaria por incentivar a carreira de Cássia, mas a bem da verdade, é que o disco lançado em 1999 trouxe para a seara musical um novo folêgo, com a misteriosa volta por cima de Cássia, depois de vários discos sem tanto êxito.
Acústico MTV Ao Vivo Cássia Eller (2001 / Universal Music / 22,99) tem seus defeitos básicos, o que acabou dificultando a carreira de Cássia. Primeiro que a música E.C.T foi gravada pela terceira vez e mesmo tendo uma nova roupagem, a música ficou chata e um pouco parecida com as versões anteriores. Malandragem e Todo Amor que Houver Nessa Vida tiveram novas releituras e mesmo assim passaram pelo constrangimento de serem capengas. Vale ressaltar que Malandragem fora uma música composta por Cazuza dada de presente para Angela Ro Ro, que se recusou a grava-la. Anos depois, Cássia Eller a gravou, depois de achar a versão na casa de Frejat e o sucesso incomodou Angela (ela jura que não). Seja como for, as harmonias das canções citadas acima fizeram com que o disco ganhasse um tom melancólico, estranho, inquieto.
Talvez a faixa mais interessante de todo o disco e totalmente inédita na voz de Cássia, seja as releituras caprichadas de Partido Alto (de seu ídolo Chico Buarque) e Top Top, que os Mutantes gravaram há anos atrás. Vá Morar com o Diabo, um clássico de Riachão, também ficou divertida e hilária, assim como as sonoridades encontradas em duetos entre a MPB atual e contemporâneo: o rap paulista Xis (que deu uma bela sumida depois da morte da cantora) e do mangue-beat do grupo pernambucano Nação Zumbi. As regravações do sucesso de Edith Piaf, Non, Je Ne Regrete Rien e dos Beatles, Sgt. Peper’s Lonely Hearts Club mostram a interatividade e intelectualidade de Cássia.
Seja como for, Acústico MTV poderia ter sido melhor aproveitado se Cássia Eller não tivesse feito alguns erros à época, mas mesmo assim, o disco ainda continua sendo uma ponte de referência para todo o trabalho conquistado pela grande interprete.

 

Acústico MTV / Cássia Eller
Nota 7
Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: