quinta-feira, 13 de junho de 2013

O eco da pernambucana Gerlane Lops

Gerlane: grande força nordestina
É impossível não ficarmos embasbacados com tamanha voz. Quando a gente acha que capturou a essência da criatura, ela nos dá um golpe e nos presenteia com mais uma canção. Esconde-se atrás de seu ego que é impossível de se mensurar, criando um universo novo a cada música investida. Nos mostra como somos vários em um, como São Paulo ou Rio de Janeiro está antenado com Pernambuco e que é possível se reinventar a cada frase citada em suas belas músicas, criando um novo universo em cada verso cantado. Assim é Gerlane Lops, cantora pernambucana que aprecio bastante e que canta maravilhosamente, dedicando cada palavra com eterno sabor e extrema qualidade.  Gerlane poderia ter sido pintora, atriz ou dona de casa, mas o ofício de cantar falou mais alto e ela traz na ponta do pé o gingado de sua música e o carisma de sua terra. Poderia ter se consolidado como uma artista menor, com músicas pouco conhecidas ou com um disco inferior, mas Gerlane é ilustre e talentosa e jamais desistiu da fama de melhor cantora de sua região.

Tanta inteligência e talento fazem de Gerlane Lops ser uma cantora de prestígio. O importante para Gerlane é sua arte, sua música, sua matéria-prima e o seu disco Da Branca denota tudo aquilo que a cantora pernambucana traduz. Inesquecível ouvir releituras sensacionais de Chico Buarque ou as eternizadas por Clara Nunes, mas aqui Gerlane dá o seu recado, seu tom, seu talento. A música influencia na vida das pessoas de uma forma única e ouvir Gerlane Lops é a coisa mais agradável possível. Ela consegue melhorar o cotidiano, fazer com que lembranças venham à tona e até mesmo despertar emoções naqueles que as ouvem. Gerlane consegue despertar emoções e consegue, acima de tudo, nos fazer bem com sua música.

A música, em todas as suas roupagens e regravações, é a grande obsessão de Gerlane Lops, seja isso em sua maneira de abordar uma canção ou de enriquecer sua própria vida. De Pernambuco a cantora consegue se mostrar ao Brasil depois de seu elogiado disco Da Branca, lançado em 2008, em que a escolha do repertório era determinada pelo franqueza de sua voz, pela sonoridade de sua música, pelo samba cadenciado que pode existir no Nordeste, misturando-se aos frevos e axés.

O disco é feito de belas músicas. Gerlane conseguiu captar toda a atmosfera que necessitava para a música popular brasileira para fazer seu belo disco. Nada como ouvir uma intérprete que sabe o que quer cantar, que não adere a modismos, porque tem personalidade musical de sobra. Da Branca é um dos mais completos e belos discos feito por uma cantora nordestina e Gerlane Lops precisa ser rapidamente descoberta, aplaudida e ouvida. Ainda aposto na música popular brasileira, ainda aposto em seus valores e ainda aposto nas cantoras que surgem aqui ou ali, carregando musicalidade de categoria na bagagem e nos brindando com o mais puro e cristalino que há na MPB. Gerlane Lops é uma dessas cantoras que aprecio, ouço, gosto e não canso de ouvir.


O eco da pernambucana Gerlane Lops

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: