segunda-feira, 18 de março de 2013

Elis 68 Anos


Elis - 68 anos
Ontem, dia 17 de Março, se viva estivesse, Elis Regina estaria completando 68 anos de idade. Homenagens póstumas fluíram o Brasil e rompeu barreiras para uma homenagem singela, simples, categórica e retumbante. Afinal, o país e o mundo ainda não se acostumaram com a sua morte, aos 36 anos de idade, no início da década de 1980 e quando fala-se na idade de nascimento de uma artista, geralmente o barulho é menos impactante, mais florescente e que nos remete a lembrança momentos da carreira da artista ou músicas que nos tocam mais profundamente. Elis estaria completando 68 anos com a habilidade de uma senhora sem papas na língua, com a mesma integridade dos anos dourados e com a mesma doçura e braveza com a qual marcaram sua estadia em vida.

Lembro que quando ouvi Elis pela primeira vez, eu estava brincando no quintal de minha antiga casa com minhas irmãs caçulas e de repente soou uma voz forte, cantando versos que eu não conseguia captar, tamanha a força dramática a qual a voz impostava. Eu tinha 8 anos de idade, meu pai já estava falecido há 3 anos e eu já tinha noção de quem era Clara Nunes, o que era a Jovem Guarda. Perguntei à minha mãe, dona Maria Geralda Teixeira, qual o nome daquela música e ela disse: O Bêbado e A Equilibrista.

Com o tempo, aprendi tudo (ou quase) sobre uma das maiores cantoras do Brasil, que hoje completaria 68 anos e que me deu a liberdade de ser um crítico ferrenho e até a contestar a sua musicalidade e, de quebra, homenageá-la no momento certo.

 

Elis 68 Anos

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: