sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Quatro vozes para Roberto Menescal


 

As quatro belas vozes da MPB
Quando se pensava que o Brasil estava escasso de boas cantoras no cenário musical, eis que surgem quatro maravilhosas vozes que conseguem, em seus cantos solos ou em uníssono, fazer um dos mais belos discos em homenagem à Bossa Nova e, consequentemente, salvando parte da MPB que está voltada cada dia mais para o pop romântico ou para semânticos do duplo sentido, perdendo, muitas vezes, sua essência. Quando se pensava que a Bossa Nova estivesse esquecida ou fosse, hoje, produto exportado e adorado apenas por estrangeiros – americanos em sua maioria – eis que surge o belo e maravilhoso disco Elas Cantam Menescal (2012 / Albatroz) cheio de bossa, balanço, carisma e Roberto Menescal. Quatro vozes, quatro cantoras da melhor estirpe dividem os vocais para celebrar o melhor deste que foi um dos pais do estilo, ao lado de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Quatro vozes para homenagear Menescal, que continua na ativa e que consegue descobrir novos e excelentes talentos como Cely Curado, Márcia Tauil, Nathália Lima e Sandra Duailibe. Mas vamos com calma, porque aqui neste disco, as quatro vozes vão do melhor de Menescal ao inédito do mesmo e isso causa uma sensação de esperança na música, pois as cantoras de hoje ainda respiram o estilo com maestria e determinação.Já resenhei sobre Sandra Duailibe aqui no Mais Cultura! com seu delicioso disco Do Princípio ao Sem-Fim e Márcia Tauil esteve na lista das 20 melhores cantoras surgidas nos últimos 10 anos na MPB, alcançando o merecido quinto lugar, mas pra mim foi uma grata surpresa poder conhecer também os trabalhos (e as vozes encantadoras) de Cely e Nathália. Estilo único capaz de nos deixar encantados, o som que as quatro cantoras expõe é de uma delicadeza profunda, de um sentimentalismo aflorado e apurado e de uma magnitude centralizada na beleza de uma batida cadenciada que marcou gerações. Falar de Brasília, a capital do Brasil e não citar o movimento que marcou o início da nova geração do Rock, como Legião Urbana e Capital Inicial e que deu um salto significativo para a indústria fonográfica, eis que a capital volta a ser o centro das atenções, pois muita gente boa e de respeito mútuo está apontando por ali, caso das quatro cantoras e de algumas mais, como a sensacional Simone Guimarães.  Para ouvir o disco (e as lindas vozes) é preciso fechar os olhos e imaginar que estamos no Rio de Janeiro de 1960, nas noites cariocas, quando tudo era possível ou imaginado, quando a música brasileira estava trocando a noite pelo dia, literalmente, porque até então, a música era cantada e musicada durante a noite, os eventos musicais e as reuniões dos músicos eram centradas a noite e durante o dia nada acontecia, senão dormir e descansar. Um dos responsáveis por esse feitio era um jovem e promissor rapaz que, não por acaso, gostava de tocar violão, chamado Roberto. Roberto Menescal.

 

Tanto sol a iluminar

Por aqui e até no Japão

E a alma ri e se põe a dançar

Clube da Bossa

Quem não gosta deste lugar?

Das batidas do coração?

Nessa festa de luz eu vou

Nessa festa de sol eu vou

Nessa festa eu vou

Ah, vem também, meu amor

Trecho de Clube da Bossa, de Menescal e Márcia Tauil

 

Abrindo o disco com a provocante e bem humorada O Brasil Precisa Balançar, as quatro intérpretes dividem frases que mais parece uma provocação às pessoas que carecem de uma verdadeira musicalidade ou que vivem de músicas gratuitas e descartáveis. Você, aqui cantada extraordinariamente por Márcia Tauil ao lado do grande mestre, denota toda a sensibilidade afetiva de uma grande cantora com uma música que mexe com o nosso imaginário. Embora a voz de Cely Curado muitas vezes se parece com o da cantora Wanda Sá (grande amiga de Menescal), aqui as canções Me Diz e Amanhecendo nos deixa a sensação de que suas vozes são idênticas. Isso não faz perder a credibilidade da estonteante cantora Cely Curado, muito pelo contrário, porque a cantora carrega no timbre um ar de bossanovismo que faz a alma de Elas Cantam Menescal ficar com aquele ar saudade. Cely Curado nasceu em Brasília e faz um certo barulho em sua cidade natal, onde é muito popular e segue em shows cantando ao lado de Sandra Duailibe ou em shows solo, aonde canta clássicos da MPB. Aqui neste disco ela encanta pela voz potente, pelo belo timbre e pela sua música.
Nathália Lima esbanja emoção nas faixas Nós e o Mar (já cantada por Maysa) e Energia Feliz, talvez uma das melhores do disco também. A cantora, que também nasceu em Brasília, é muito popular em sua terra natal, aonde segue cantando clássicos da MPB e que aqui no disco interpreta com sutileza as pérolas de Menescal. Sandra Duailibe interpreta com sua voz rouca as belas faixas 3X4 e Copacabana de Sempre. Com batidas leves, lembrando suavemente as canções de bossa nova, Sandra reinventa uma maneira de cantar, não caindo na mesmice e deixando sua marca registrada no disco. Vale ressaltar que Sandra é uma dessas cantoras que devem ser sempre ouvidas e descoberta o mais depressa possível pelos amantes da MPB. Márcia Tauil nasceu em Guaxupé, Minas Gerais e já foi resenhada aqui no Mais Cultura! em dois artigos, sendo um deles sobre seu sensacional disco sobre as obras de Eduardo Gudin e Costa Netto e além de ser uma grande cantora, aqui ela se mostra uma compositora vertente e de calibre sutil. Compôs com Menescal a dançante Clube da Bossa e a sensação que a música nos passa é de que ali está centrada o novo clube que está reverenciando a bossa nova no século vinte e um. Clube da Bossa é uma junção de punhado de vários estágios do estilo bossanovista que já ouvimos por ai: às vezes soa como resposta a faixa O Brasil Precisa Balançar, às vezes remete à música Meditação, mas o que a canção transmite é a sensibilidade que a Bossa Nova passou às pessoas e ainda continua passando, com dias lindos, sol, flor, amor. E bossa é exatamente isso: o amor. Ninguém menos do que Menescal para reverenciar um dos grandes marcos na história da música popular brasileira, ainda na ativa, sendo respeitado e admirado por pessoas que cresceram ouvindo aqui ou ali suas melhores composições. Em Elas Cantam Menescal, as faixas escolhidas foram o ponto alto, pois não trazem canções conhecidas e aqui temos a oportunidade de ver o cantor e compositor sendo agraciado com as melhores vozes que o Brasil precisava ouvir e descobrir.

 


Elas Cantam Menescal / Cely Curado, Márcia Tauil, Nathália Lima e Sandra Duailibe
 
Nota 10
 
Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: