quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sandra Duailibe: Uma Grande Voz


Sandra Duailibe: prestem atenção nela
Ela nasceu no Maranhão, foi criada no Pará, mas é em Brasília que Sandra Duailibe divide seu tempo entre a poesia e a música. Dona de uma voz encantadora, que potencializa qualquer ambiente e nutre uma energia de bem estar, a cantora encontrou na musicalidade um vestígio para poder demonstrar o sabor de diferentes partes do Brasil, em maravilhosos discos lançados no decorrer de sua carreira e fazendo da música popular um significado ainda maior. Indicada ao Grammy Latino, o prêmio máximo da Música, Sandra consegue ser uma cantora que nos encanta a cada faixa de seus maravilhosos álbuns. Inventora de um estilo que harmoniza entre a bossa nova e o popular, a voz aveludada de Sandra nos remete aos bons e velhos tempos em que se fazer música era uma variante comum entre os brasileiros. Sua inquietude é marcante e seus discos não caem na mesmice e nem tem o tom de ser pejorativo.



Se acaso encontrar outro amor

Deixe a porta aberta pra entrar

Lamento se te incomodou

O meu jeito de amar



Trecho de Bons Momentos





Hoje apresento neste artigo o saboroso disco Do Princípio ao Sem-Fim (2006), disco tão virtuoso no quesito qualidade, que fica impossível não acreditar no talento, na voz, na doçura e no encantamento que Sandra nos passa. Regravando grandes nomes da MPB, Sandra Duailibe nos apresenta um disco onde aponta uma versatilidade gigantesca com sua voz e incita que realmente o país é dominado por vozes femininas.

Abrindo o disco com a bela Fruta Mulher (Vevé Calazans), a música parece que foi posta no disco para poder provar que realmente Sandra é uma guerreira, uma batalhadora e que foi diplomada e contra a maré. Ivan Lins e Vitor Martins são agraciados na inquestionável canção Doce Presença, uma música marcada pelo romantismo, pela redescoberta do outro, pelo amor num contexto geral. Sandra se firma definitivamente como cantora nesta música, sem deixar rastros de qualquer dúvida.

Fátima Guedes, grande compositora, aparece com Lua Brasileira, contagiante música, que soa meio jazz e meio samba, para homenagear a lua, tão distante e esquecida. Na praticamente inédita Morro de Saudade, Sandra homenageia o cantor e compositor Gonzaguinha na sua forma mais sublime, destoando sua voz e nos banhando de emoção. Grande sucesso dos Titãs, Epitáfio, de Sérgio Britto, já gravada por Gal Costa, surge como uma novidade de todo o disco e fica impressionante a maneira como Sandra Duailibe dá o tom nesta faixa, deixando claro e evidente a sensibilidade que a canção transpassa. O regionalismo aparece na bela Verdadeira Estrada, de Antenor Bogéa e Simone Guimarães, dando mais uma dimensão do que é o amor e seus sentimentos aflorados. Do Princípio ao Sem-Fim fecha o disco com maestria. A faixa de Zé Américo (que produziu o disco) juntamente com Salgado Maranhão, é de uma beleza incomum, destoando ali toda a vivacidade de uma grande cantora.

Sandra traz para o disco uma canção onde junta dois monstros sagrados da música brasileira: Pixinguinha e Vinicius de Moraes na ótima faixa Mundo Melhor. Com um disco com tantos nomes fortes na MPB, com a bela interpretação de uma sensacional cantora, só poderia sair um excelente disco como este de Sandra Duailibe. O disco é praticamente um hino ao amor e suas aventuras e desventuras. Prazeroso do começo ao fim, com uma voz aveludada, Sandra Duailibe nos apresenta uma obra rica em musicalidade, harmonia, técnica e primor. Que venham outros discos dessa maravilhosa cantora, desta maravilhosa voz e deste poço de cultura, que se chama Sandra Duailibe.



Faixas



·       Fruta Mulher

·       Bons Momentos

·       Lua Brasileira

·       Doce Presença

·       Morro de Saudade

·       Epitáfio

·       Foi com Você

·       A Vida é uma Canção

·       Refil

·       Meiga Presença

·       Ressurgir

·       Verdadeira Estrada

·       Mundo Melhor

·       Do Princípio ao Sem-Fim





Do Princípio ao Sem-Fim / Sandra Duailibe

Nota 10

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: