quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Especial Chico & Caetano, de 1986


Chico e Caetano: grande encontro
Eu era uma criança e não entendia absolutamente nada de música em 25 de abril de 1986, quando a TV Globo promoveu um encontro de seus telespectadores com a Música Popular Brasileira. Chico Buarque e Caetano Veloso foram convidados para apresentar um programa musical onde cantavam suas músicas e promoviam encontros musicais entre artistas do Brasil e do mundo. Uma vez por mês, a noite de sexta-feira era dedicada a Chico & Caetano, uma honraria e tanto para apreciadores dos dois gênios da arte e para quem viria a ser um crítico e amante da música anos depois. A proposta do diretor Daniel Filho, aliada ao roteiro de Nelson Motta, tornou o programa de uma descontração imensa, na qual o contraponto entre a irreverência de Caetano Veloso e a timidez de Chico Buarque dava margem a muitas situações inusitadas. Os ares da Ditadura Militar não mais imperavam no Brasil, e o programa, de certa forma, celebrava as pazes entre Chico e a Rede Globo. O artista foi boicotado pela emissora durante boa parte do período militar, em especial por suas canções serem mal vistas pelos ditadores.



Você traz a Coca-Cola

Eu tomo

Você bota a mesa

Eu como

Eu como eu como eu como eu como

Você



Trecho de Você Não Entende Nada, de Caetano

                                                                 



Na estreia, Chico e Caetano repetiram um número presente no show Caetano e Chico - Juntos e ao vivo (que foi lançado em disco na década de 1970): um medley com Chico Buarque cantando Você não entende nada, de Caetano, e Caetano Veloso cantando Cotidiano, de Chico. O programa teve a participação de Luiz Caldas, Rita Lee e Maria Bethânia. As duas cantoras fizeram um marcante dueto no qual cantaram Shangrilá e Baila comigo. Nos duetos, eles fizeram interpretações memoráveis de canções como O quereres, Partido alto e Sem compromisso, Festa imodesta e um medley com Esse cara e Com açúcar, com afeto. Os cantores também tinham seus números solos, nos quais cantavam músicas lançadas na época - Caetano Veloso interpretou Milagres do povo, música que fez para a minissérie da TV Globo Tenda dos milagres, e Chico Buarque cantou Sentimental e O último blues, canções do filme Ópera do malandro.

Todo dia ela faz tudo sempre igual:

 Me sacode às seis horas da manhã,

 Me sorri um sorriso pontual

 E me beija com a boca de hortelã.

Trecho de Cotidiano, de Chico



A participação dos convidados podia alternar. Em alguns momentos, o encontro era só com um dos cantores (caso do dueto de Caetano Veloso com Marina Lima em Fullgás e de Chico Buarque cantar com Os Paralamas do Sucesso), em outros o encontro eram com ambos os cantores, caso de Águas de março, no qual eles dividiram os vocais com Tom Jobim.

Obviamente que hoje os especiais da TV Globo viraram figurinha básica na lista de qualquer colecionador e admirador de ambos os artistas, que recentemente se encontraram para uma entrevista muito interessante na revista Bravo!. Ambos os cantores estão bem no alto de seus 70 anos e celebrar essa data relembrando um dos especiais mais marcantes (talvez até mesmo do que os especiais de Roberto Carlos na própria emissora) é celebrar o que há de melhor na Música Popular Brasileira.



Especial Chico & Caetano

Nota 10

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: