sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Bruna Caram: surpresa e emoção na MPB

Pense em uma cantora, uma cantora boa, de nome, renome e qualidade. Pense agora em Bruna Caran, uma cantora com personalidade, originalidade e uma excelente voz. A influência musical de Bruna vem do berço. Sua avó materna, Maria Piedade, era cantora de rádio nos anos 50. Seu avô paterno, Jamil Caram foi guitarrista. Bruna cresceu rodeada de cantores, compositores e instrumentistas de todos os tipos. Ela estudou piano desde os sete anos de idade. Aos nove anos passou a fazer dos Trovadores Mirins e em seguida do Trovadores Urbanos.
O primeiro álbum, lançado em dezembro de 2006 foi chamado Essa Menina. O disco é uma mistura de baladas, blues, pop e bossa nova. As músicas foram compostas por Otávio Toledo e seus parceiros musicais, José Carlos Costa Netto e Juca Novaes e produzidas por Alexandre Fontanetti. O álbum Essa Menina foi lançado recentemente no Japão pela gravadora JVC, com grande sucesso. No Brasil, a faixa-título vem tendo excelente índice de execução nas rádios especializadas em MPB. Nas emissoras japonesas, figura entre as cinquenta canções mais pedidas pelos ouvintes. Fica a dica para os cariocas: a voz de Bruna Caram é deliciosa, vale a pena conhecer. É som de primeira linha!
Feriado Pessoal, lançado em 2009
Seu segundo álbum, Feriado Pessoal também produzido por Alexandre Fontanetti foi lançado em 2009 e a faixa título foi escrita por Bruna. Outras canções foram escritas por Lô Borges Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor, música que Milton Nascimento gravou em seu maravilhoso disco Pietá, Guilherme Arantes, na releitura muito bem caprichada de Cuide-se Bem e Caetano Veloso, Gatas Extraordinárias, cujo a única gravação original vale ser lembrada por Cassia Eller, a quem o compositor e cantor baiano deu de presente a canção. O novo trabalho tem basicamente canções de amor. O cantar é preciso, com as doses exatas de emoção, graça e leveza e os arranjos de cordas de Gatas Extraordinárias e Alquimia, assinados por Anderson Toledo, realçam respectivamente o frescor e a dramaticidade das canções. Produção segura, repertório bem selecionado, interpretações diretas e inteligentes.
Com escolhas acertadas e moldadas com simpático sotaque paulistano, Bruna tem energia no ponto para esse terreno limítrofe. Não chega a ser ousada, mas também não se contenta em servir mais do mesmo. Feriado pessoal é apenas o segundo CD, mas já mostra uma jovem cantora pronta e decidida. Essa menina sabe o que quer e como chegar.

Feriado Pessoal
**********Dez Estrelas
Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: