quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A hora e a vez de Monique Kessous


Se você fechar os olhos e ouvir Monique Kessous, pode pensar que está ouvindo Marisa Monte tamanha a aparência nas vozes. Mas não precisamos ir muito longe para atestar ou comparar a pluralidade de Monique Kessous, uma cantora de MPB que está batalhando por um lugar ao sol nessa seara musical tão disputada e acirrada e que está com uma discografia pra lá de sensacional. Monique é dessas cantoras que sabem o que buscam, sabem o que querem e sabem qual o público certo e seleto para ouvi-la. Ela canta muito bem, enlaça nossos sentimentos e tem uma voz nítida, perfeita, cristalina e dócil. Aprovadíssima por mim e recomendada aos quatro cantos do Brasil, Monique precisa levar seu talento e sua musicalidade ao povo brasileiro que tanto é carente de uma boa voz, de um bom som e de um bom disco.
Aos 9 anos, Monique fez sua primeira apresentação, quando participou de um Festival de Música representando o seu colégio, à frente de um coral de 40 crianças. Na adolescência estudou canto lírico e popular, piano, aprendeu a tocar violão com seu irmão Denny Kessous, e começou a compor. Decidida a seguir carreira musical, fez seu primeiro show em 2001 no Teatro Ipanema aonde pela primeira vez mostrou suas composições. Em seguida, começou a cantar em algumas bandas e formou o grupo Entretantos, com Denny no violão, o guitarrista João Arruda e a percussionista Jadna Zimmerman, passando a se apresentar em bares e casas noturnas, cantando música brasileira.

Disco de 2010: ótimo
Elogiada pelo produtor musical Alberto Rosenblit, após um show seu, foi convidada por ele a gravar uma demo. Ao ouvir sua voz, Roberto Menescal fez uma música para ela cantar, chamada Comunique-se, que mais tarde ganhou letra de Monique. Em 2005, foi chamada por Menescal para gravar o projeto Liverpool Bossa (Albatroz), lançado em julho de 2007 no Brasil, Taiwan, Colômbia e Argentina. Após gravar algumas faixas para compilações da Albatroz com produção de Flávio Mendes, chamou o guitarrista do Bossa Cuca nova para produzir seu primeiro disco.
Com essa cor foi lançado em 2008 e consolidou a sua estreia também como compositora, sendo autora de 10 dentre as 12 faixas, contando com a participação de Roberto Menescal, na parceria dos dois. A faixa título fez parte da trilha sonora de Ciranda de Pedra em 2000, de Alcides Nogueira; e Pitangueira integrou a trilha de Paraíso no ano de 2009, de Benedito Ruy Barbosa.
Em 2010, lançou seu segundo disco Monique Kessous, produzido por Rodrigo Vidal, e que foi muito bem recebido pela crítica. A canção Frio, de sua autoria, faz parte da programação das principais rádios brasileiras. Recomendo Monique Kessous pelo conjunto da obra, por sua beleza, por sua graça e por sua musicalidade. Uma verdadeira artista brasileira, uma musicista nata, uma mulher que canta suas raízes e que nós, ouvintes, temos muito orgulho de a termos como nossa. Afinal, Monique Kessous é uma verdadeira cantora e que sabe realmente cantar, sem fazer malabarismos.

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: