domingo, 29 de julho de 2018

O submundo musical de Silva

Silva e seus mundos
Silva é um daqueles cantores que você só consegue ouvir se estiver apaixonado ou muito apaixonado ou, na melhor das hipóteses, se estiver pensando em se apaixonar. Avesso ao mercado fonográfico de grande repercussão imediata, o cantor iniciou sua carreira se aproximando da musicalidade de Marisa Monte para, enfim, mostrar a que veio. Antes desse álbum em homenagem à Marisa, Silva já tinha feito outro trabalho, mais modesto, mas ainda assim, pouco visível. Óbvio que todo cantor ou artista sonha com uma grande oportunidade de estar à frente de uma grande plateia ou de estar no centro de uma profusão de mentes dançantes motivados pela sua letra. E foi justamente isso o que Silva fez: saiu do conforto de Marisa Monte e se aproximou da furação Anitta.

Confesso que não queria mais falar de Anitta pelo menos até o final do ano, mas foi impossível não fazê-lo quando pensei em resenhar sobre o novo trabalho de Silva, afinal, a cantora está envolvida musicalmente com ele. Há poucos meses ele gravou Fica Tudo Bem (2018), em parceria com a cantora carioca, mas vale dizer que no currículo do cantor, há parcerias também com Lulu Santos. O clipe da música dos dois cantores ultrapassou a marca de 10 milhões de visualizações em poucos dias e chegou a ser o assunto mais comentado nas redes sociais. Pode parecer incrível, mas muitos ainda não conhecem o cantor Silva.

Com diversos discos de MPB romantizada na galeria de sua enciclopédia, Silva é um desses raros cantores que fazem sucesso entre o público jovem e os amantes da boa e velha música popular brasileira. A discografia do rapaz é boa: Claridão (2012), o excelente Vista pro Mar (2014), Júpiter (2015), Silva Canta Marisa (2016), Silva Canta Marisa Ao Vivo (2017). O trabalho em que canta Marisa Monte, sem dúvidas, lhe trouxe uma visibilidade maior, a mídia acatou seu trabalho, mas o grande público ainda não sabe exatamente como é sua feição.

Isso é uma coisa muito estranha e desengonçada ao se fazer música nos dias de hoje: o cantor se lança, vai para a mídia, mas o público não sabe quem ele é. Ouve suas músicas nas estações de rádio, nas novelas, nas propagandas, mas não sabem como é seu cabelo, sua barba, sua tez. E Silva parece não se importar muito com isso: de parcerias de Marisa Monte a Lulu Santos até a explosão de sua música com Anitta e chegando a mais de 10 milhões de visitas, o que ele mais quer é fazer música e ficar escondido mesmo.

Foto: Jorge Bispo

O submundo musical de Silva
Por Marcelo Teixeira




Nenhum comentário: