segunda-feira, 16 de junho de 2014

Tito Marcelo e sua leveza poética em Pra Ficar no Sol (2014)

O lançamento do ano
Tito Marcelo é um desses cantores que nasceram para encantar: sensível, carismático, letrista, poeta, brasileiro. Nascido em Recife, Tito mora em Brasília e é da capital federal que surge mais um cantor de primeira grandeza na música popular brasileira. Pra Ficar no Sol (2014 / Independente / 23,00) é um disco interessante, irresistível, caprichado, moderno e com uma capa incrível. Aqui está todo o universo magnífico de Tito Marcelo, que se baseou nas estruturas do amor e na brejeirice das levadas infantis para compor boa parte do álbum. Pra ficar no sol não é um disco qualquer: é um disco produzido por um homem capacitado de nos fazer crer que música de qualidade se faz com respeito e lealdade. Tito Marcelo usa toda a sua criatividade e intuição para fazer um dos discos mais belos do ano de 2014 e esta lista já está encabeçada por outros bambas da música nacional, mas Tito conseguiu entrar neste seleto grupo por todo o seu conjunto: Pra ficar no sol é uma obra-prima brasileira!  Álbum surpreendente, Tito Marcelo nos trás um dos CDs mais encantadores dos últimos anos e carrega na bagagem estrutura suficiente para ser considerado um cantor de grande porte atualmente. Compositor de todas as treze faixas, Tito é um cantor que propõe um código musical muito original para a cena brasileira, sem abrir mão de sua inquietude artística, que confere em uma ligeireza absolutamente natural. Ouvir Tito é ter a certeza de que não vivemos em um país bucólico e sua voz é um conjunto de vibrações positivas quanto inspiradoras. Não há dúvidas de que a música brasileira fica mais rica com este belo disco de Tito Marcelo, até mesmo porque ele é todo contrabalanceado entre estilos modernos e atuais sem perder a compostura. Alinhado do começo ao fim, o disco tem a obra-prima Rua Jaguaribe como sendo uma das melhores, mas não podemos nos basear apenas nesta faixa.   
Tito Marcelo e Gabriela Doti: belas vozes
sincronização entre a música de Tito e a atual situação musical do país: aqui todas as músicas fazem um contexto geral sobre o amor, a poesia, a coesão entre o belo e a infância perdida e entre o sonho e o amor. O cantor é rico em detalhes, como desfila na música Quando Nada é o que me Falta, linda canção romântica que Tito o canta com maestria, vontade, sabedoria e inspiração. Destaque também para a primorosa Adonde El Viento Vá, que tem a participação mais que especial da cantora e compositora Gabriela Doti, com sua voz sensual, doce, melódica e que complementa com o carisma vocal de Marcelo: ele fazendo coro em língua nacional e ela em língua espanhola. Essa junção de vozes entre o homem e a mulher, entre Tito e Gabriela, entre língua nacional e língua espanhola, entre faz toda a diferença no disco, que fecha com chave mestra, porque temos dois grandes momentos do álbum: a revelação Tito Marcelo (mesmo com outro CD já lançado na praça) e a poesia lasciva de Gabriela Doti, uma cantora peculiar, que fala a língua espanhola e inglesa com fluência e conhece a cultura brasileira como um todo e respira o mundo de Tito de perto. Respirar o disco de Tito Marcelo é ter a certeza de que estamos respirando o melhor da música brasileira produzida atualmente: uma música bilionária, consciente, plena, determinada. Dancem ao som de Tito Marcelo; pulem ao som de Tito Marcelo; beijem ao som de Tito Marcelo. Aposto que você vai se apaixonar por este disco simplesmente maravilhoso.

 

Site do cantor: www.titomarcelo.com

 

Pra Ficar no Sol / Tito Marcelo
Nota 10
Marcelo Teixeira

Um comentário:

vava disse...

Que lindo tudo o que você falou desse grande artista brasileiro, Tito Marcelo, faço as suas minhas palavras! Perfeito!!!!