sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Por onde anda Vanessa Rangel?


Por onde anda a cantora carioca Vanessa Rangel? Existem cantores que aparecem de repente, passam por todos os programas de TV, emplacam um sucesso, muitas vezes por estar em alguma novela e somem da mesma foram que apareceram: do nada. Quem não se lembra de Palpite, um mega sucesso da cantora? Foi um acontecimento estrondoso. Palpite, a música de trabalho da novata Vanessa Rangel, foi tema do casal formado por Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis, na novela Por Amor, de 1997. Ela é tão única na carreira de Vanessa, que foi parar na trilha da novela global mesmo antes da cantora gravar o primeiro disco! Todas as outras faixas do álbum são desconhecidas do grande público. Aliás, você conhece outra música de Vanessa Rangel?
Depois disso a advogada, formada na Universidade Federal Fluminense, não fez mais nenhum hit. O fim da novela foi o começo da queda de Vanessa Rangel, que ainda resistiu e gravou o seu segundo e último disco em 2000: Mediterrâneo.
Cantora, compositora, instrumentista e violonista, aos nove anos de idade começou a tocar violão. Formou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense e chegou a trabalhar na Segunda Instância da Justiça Federal, mas abandonou a carreira de advogada para dedicar-se à música. Anos mais tarde, retornou à carreira de servidora pública federal.
O primeiro disco, um grande sucesso
Iniciou sua carreira artística em 1995, apresentando-se em espaços culturais cariocas. No ano seguinte, gravou uma fita demo produzida por Ary Sperling. No final de 1997, gravou o CD Vanessa Rangel, lançado no ano seguinte. Com dez músicas de sua autoria, o destaque era a canção Palpite, além da regravação de Acontece (Cartola). O disco contou com a participação de Ary Sperling (produção musical, piano, programação de teclados e violão), Rogério Meanda e Sérgio Chiavazzoli (guitarra) e Fernando Nunes (baixo), além de Kika Tristão, Aline Cabral e Xico Puppo nos vocais. Palpite foi regravada pelo grupo Terra Samba, um grupinho de axé tão atemporal que já afundou também.
Participou do CD 14 Bis, interpretando, com Lô Borges, a faixa Sonhando o Futuro (Lô Borges e Cláudio Venturini).
Em 2000, lançou seu segundo disco, Mediterrâneo, que contou com a participação de Fernando Nunes e Décio Crispim (baixo), Sidinho Moreira (percussão), Cesinha (bateria), Rogério Meanda (guitarra) e Ary Sperling (produção musical, arranjos, regência, teclados e violão de aço), além de Aline Cabral, Jurema de Cândia e Xico Pupo (vocais). No repertório, canções de sua autoria, com destaque para Do Avesso (incluída na trilha sonora da telenovela Vila Madalena, da Rede Globo), Por Toda a Vida Agora e a faixa-título, entre outras, além de Paisagem na Janela (Lô Borges e Fernando Brant). Ainda no ano 2000, sua canção Palpite foi selecionada como uma das músicas dos anos 90 na coletânea As Cem Melhores do Século e As 14 Mais, organizada por Ricardo Cravo Albin dentro do acervo fonográfico da gravadora EMI/Odeon.
Infelizmente, uma cantora do calibre de Vanessa Rangel acabou se perdendo no fio condutor de uma carreira brilhante que poderia tentar salvar a música popular brasileira, mas vale ressaltar que no início dos anos 2000 o pagode ainda continuava em alta, tentando derrubar a cada segundo toda uma geração de músicos conceituados e prestigiosos, deixando assim caminho fechado para Vanessa.
Vanessa saiu de cena, mas sua música é única e seus dois discos são perfeitos. Alguém ainda tem algum palpite?

Marcelo Teixeira

15 comentários:

Tina disse...

Marcelo
Eu amo as musicas de Vanessa Rangel. Minha filha tem 11 anos e também ama muito. Vc sabe o que é isso? Uma criança de 11 anos gravar em seu MP3 todo cd de Vanessa? Infelizmente poucas pessoas tiveram a curiosidade de ouvir e se apaixonar. Nós somos dessas pessoas. Apreciamos música. E música de qualidade. Abs

Mais Cultura Brasileira! disse...

Tina, agradeça à Deus por sua filha ser diferente. Já escrevi vários artigos sobre a falta de essência na música popular, que confesso que a sua mensagem me deixou feliz. Vanessa Rangel marcou uma geração e esta geração será para sempre fiel a sua musicalidade. Infelizmente, a cantora não pensa em voltar à música. Ou seja: sua filha e muitas pessoas que idolatram a cantora, terão que crescer ouvindo apenas dois discos imortalizados por ela, Vanessa Rangel.

Um super beijo.

Tina disse...

Obrigada Marcelo. Abraços

Wilssi La Frontraire De Vison disse...

MEUS FÓFOS VANESSA RANGEL É UM MUST COMO CANTORA!A LETRA DE PALPITE É UM LUXO,ADORO!LEMBRO-ME EM UM BARZINHO EM LONDON CITY,ISSO LÁ PRAS BANDAS DE 1998,A TV DO BARZINHO LIGADA EM UM CANAL LATINO-AMERICANO,NA QUAL,PASSAVA A MÚSICA ''PALPITE'' JURO QUE CAÍ DE QUEIXOS!FIQUEI EM-BAS-BA-CA-DA ADOREI A SURPRISE!HOJE...TEMOS ESSAS COISAS HOR-RO-RO-SAS DE SERTANOJOS,JOELMAS DA VIDA,GUSTAVINHO LIMA...AI QUE NOJO ME SOCORREM.MAMÃE ME AJUDA!

Anônimo disse...

Geralmente artistas que saem da mídia, continuam si ias carreiras. Se apresentam em locaismpequenos, sem o glamour do ápice. Será que não é o caso da Vanessa?

Tina disse...

Olá Wilssi!!!! Realmente Vanessa Rangel é maravilhosa, amo. Vc já teve a oportunidade de ouvir as outras canções desse mesmo album onde tem a música Palpite? Todas a músicas são lindas, maravilhosas. Vc ficará de queixo caído e embasbacada. Abraços

Marcos Vampa disse...

"Leve-me Daqui" entra fácil em qualquer lista séria das melhores canções pop brasileiras. E quer conhecer outra cantora e compositora brasileira sensacional? Assista esses clipes de Moona Saví

http://www.youtube.com/watch?v=ig2OMZhHfUU

http://www.youtube.com/watch?v=EQPfPy2Krkg

Yane disse...

Marcos Vampa, concordo demais com você! Leve-me daqui é hit fácil.
Vanessa Rangel eu conheço o primeiro cd todo porque minha tia era fã e botava tooodo dia, então por alguns bons meses na minha infância bebi do bom da música brasileira.
Minha mãe também sempre me apresentou ao bom mpb brasileiro. Muito bom crescer em meio a pessoas de bom gosto musical =D
Hoje meu estilo preferido não é o mpb, mas Vanessa marcou uma época. Inclusive, to aqui escutando o primeiro cd dela agora! ;)

Aromaflor Cosméticos Naturais disse...

Dios mio, tô doida atrás do primeiro álbum dela. Onde conseguir, hein? me dá uma luz, pleaaase!

Unknown disse...

No sebão nêga, caso contrário ITUNES ou AMAZON

urhia disse...

Deus é Pai! Tenho certeza absoluta que uma hora dessas ela aparece para nos dar o deleite de sua música.

Secret days disse...

Eu tbm conheço outras músicas da Vanessa Rangel, que são tão boas quanto Palpite no meu ponto de vista, não sei como as músicas Acho Que Eu Vou Embora, Leve-me Daqui, Down, Acontece, Tudo Com Você, Oitavo Andar, O Que Você Quer de Mim não ficaram conhecidas, são lindas, excelentes, profundas, Tá Em Mim tbm é legal, Vanessa Rangel foi uma cantora de excelentíssima qualidade, pena que não ganhou fôlego suficiente na mídia brasileira para continuar a carreira :/

Unknown disse...

Eu amo Vanessa Range!Uma pena não tê-la mais cantando por aí!
Ouço todos os dia. Música para meus ouvidos!

Greg disse...

Vanessa,hoje, trabalha como advogada na Petrobras

Greg disse...

Vanessa, hoje, trabalha como advogada na Petrobras.