sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Cê, de Caetano Veloso


O rock na MPB de Caetano
Quem disse que o clássico tem que ser velho? Quem criou a diferença entre rock e mpb? Quem foi que disse que os melhores discos do Caetano são os mais antigos? Acho esta história de que o antigo é melhor, que o novo não presta e por aí adiante, uma verdadeira balela, de quem não tem o que dizer, o que escrever e o que achar. Caetano é Caetano. E tanto faz se seus discos antigos sejam bons, com letras mais instigantes, com poesia mais rompantes, com a carnificina que só Caetano conseguia impor naqueles anos. Hoje o velho Caetano ainda merece aplausos efusivos sobre seus discos mais recentes, procurando aqui e ali se firmar entre os mais jovens e a cultuar ainda mais os mais velhos. Tudo isso com maestria. Caetano é Caetano.

Em 2006 Caetano lançou esse petardo (termo sempre usado no rock, mas que merece aqui sua presença) disco chamado . Rock, mpb, excelentes composições, timbres surpreendentes, vozes e melodias marcantes, espaços e silêncios entre os sons. Um clássico quase instantâneo. Quase, porque o disco merece várias audições antes de se apegar a ele. Claro que também admiro muito o trabalho dos anos 70 (claro que também têm clássicos do próprio a serem postados aqui), mas em geral os timbres, principalmente os de guitarra, são sofríveis. Que me desculpe o Genial Lenny. Nos anos 80, pós-Liminha produzindo o Gil e depois do BRock, os sons melhoraram muito. E o Caetano continuou a lançar excelentes discos.

Eu tenho uma viagem recorrente matinal, naquele estado sonâmbulo quase lisérgico ao despertar: eu ouço discos que não foram lançados, tipo Hendrix com Miles, Hermeto com Tom, Janis com Lennon, Gil com Jorge (ops, esse existe...). E às vezes eu ouço o Araçá blues, agora com pro-tools, com vozes de Carmen sobrepostas a loops de Timbalada, o silêncio de João mixado ao virtuosismo de Pepeu, vozes de Orlando Silva e Caymmi fundidas com a de Janis Joplin, um CD com 128 canais barrocamente trabalhados... Será que ainda ouvirei esse neofonismo? (Adoro essa palavra! Vale uma música).

Mas vamos ao disco: inicia com Outro, com um riff básico e forte, como um bom rock tem que ser; traz ainda a excelente frase feliz e mau como um pau duro! Tem um solo de guitarra excelente e atípico nos discos do Caetano. Na sequência muda o clima, minhas lágrimas é cheia de espaços e silêncios, com uma guitarra presente e discreta. Bonita.

Aí vem o primeiro orgasmo (cedo demais?): Rocks, reta e poderosa, com solo mete o dedo na guitarra com feedback e tudo. Você foi mor rata comigo é um excelente grito inimigo. Será que o Caetano pagou royalties ao Zeca? Deusa urbana pertence a linhagem de músicas inspiradas em fêmeas. Belo é ver o medo exposto, a mucosa roxa citada, uma guitarra com trêmolo e Overdrive. Waly Salomão é mais uma marca que os poetas (o homenageado e o cantor) deixaram pra nós, música tribal e boa, sentimental, bonita, carregada na emoção, uma emoção capaz de corrermos em busca de quem partiu, de quem se foi, de quem morreu. Waly!

Não me arrependo inicia com uma citação de Walking on the wild side, de Lou Reed e uma bateria que lembra a música anterior. Linda letra, sobre bons sentimentos em fins de relacionamentos (tema sempre inspirador). Há aqui, e em todo o disco talvez, uma tendência a interpretar a arte como autobiográfica (Caetano vinha de uma separação). Acho irrelevante, além de inútil e desinteressante. Talvez seja trabalho pra seu biógrafo. Musa híbrida, dançante, com uma guitarrinha safada e tem uma levada de bateria quase axé, uns falsetes quase gays, uma letra quase Carlinhos Brown. Mas afinal o que significa ‘cúprica’? Segundo o dicionário, significa cobre. Mais um orgasmo: Odeio, rockão, guitarra obsessiva e insistente. Mas a música muda, oscila, acalma. Tem alguns dos melhores versos do disco: todas ‘mucosas pra mim’, ‘forte e feliz feito um deus, feito um diabo’, ‘só eu, velho, sou feio e ninguém’, ‘veio e não veio quem eu desejaria se dependesse de mim’, ‘São Paulo em cheio nas luzes da Bahia / tudo de bom e ruim / era o fim, é o fim, mas o fim é demais também’. Uma guitarra esquizofrênica com filtro encerra com chave de Hendrix.

Homem diz o orgulho de sê-lo, e diz tudo e diz bem. Mas fica a inveja dos orgasmos múltiplos. Fazer o quê? Gozar? O que é o tema da música seguinte, porquê?. Estar-se a vir seria algo como estou gozando em Portugal. Vem acompanhada de um sotaque lusitano. Se eu fosse produtor teria limado essa, pois ela soa meio cansativa com a repetição da mesma frase por vários minutos. Embora no final ela soa engraçada. Apenas.

Um sonho parece que traz Morelembaum de volta, mas é uma guitarra em stacatto, bela música. O herói é uma das minhas preferidas, tema épico, dinâmica, temática bandida, narrativa que se aproxima do rap, vozes em dissonância de microtons no fim. Encerra irritando. Caetano é Caetano. E ele pode fazer o que bem entender quando o assunto é música. Caetano é rock and roll!!!!

 

Cê / Caetano Veloso

Nota 10

Marcelo Teixeira

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