quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O mediano álbum de Arnaldo Antunes: Paradeiro




Algumas boas faixas.
Comprei este disco no embalo dos anteriores do Arnaldo, principalmente Um Som (1998) do qual eu sempre gostei muito. Foi uma decepção. Na época, tentei escutar umas três ou quatro vezes e o disco não desceu, não rolou aquele clima, aquela sensação de divulgar, de mostrar às pessoas que o cara tinha que ter saído dos Titãs muito antes, mas o disco não era nada agradável. Engavetei. Anos mais tarde, ouvi uma de suas músicas (nem lembro qual) no rádio do carro. Achei muito boa! Cheguei em casa pensando: Eu tenho o disco com essa música em casa, tenho não? Coloquei o paradeiro pra rodar. E ele não parou. Agradável surpresa, está aí um disco que envelheceu bem. Fui ouvindo e degustando faixa por faixa. O problema (o meu) com o disco talvez tenha sido porque o Arnaldo resolveu escapar da sonoridade que ele vinha polindo desde que saiu dos Titãs e que culminou em Um Som. De repente, quando o negócio estava bacana, ele resolveu, em vez de trazer mais do mesmo, (de leve) se reinventar e andar à beira do precipício.

Começa pela produção: Carlinhos Brown. Arnaldo desmontou a banda com a qual trabalhava (desmontou em termos porque Scandurra aparece ainda bastante, enquanto que Paulo Tatit e Zaba Moreau, aqui e ali) e juntou-se ao baiano para a empreitada. Na época ele já circulava bastante com ele e a Marisa Monte. Ou seja, os Tribalistas já existiam. Provavelmente por conta da presença do Carlinhos, o disco traz uma sonoridade nova no catálogo do Arnaldo. Mais percussivo, mais sons, mais timbres. Sem descaracterizar o som típico da sua voz grave centralizada, enquanto os pequenos detalhes vão orbitando em volta.

Essa Mulher seria a música perfeita se a letra não fosse um lixo. Música é o reino do implícito, do não dito, do sugerido e ele opta por fechar este buraco com a letra. Talvez a sacada foi colocar num formato pop esta letra que beira o panfleto.

A faixa que dá nome ao disco, Paradeiro, é a (minha) melhor música do Arnaldo Antunes solo. Bem, nem tão só, a autoria é dividida com os tribalistas Carlinhos Brown e Marisa Monte. Ela que o acompanha de maneira brilhantemente apropriada nos vocais.



Haverá paradeiro para o nosso desejo dentro ou fora de um vício

Uns preferem dinheiro outros querem um passeio perto do precipício...

Uns vão de paraquedas outros juntam moedas antes do prejuízo



Trecho de Paradeiro, de Arnaldo, Carlinhos e Marisa



A vida é curta. Curta a vida enquanto ela se encomprida. Sou fã de carteirinha dessa letra. Não lembro na música brasileira de ninguém ter dado esse recado de maneira mais bela, e por incrível que pareça, mais (in)direta. Se tudo pode acontecer, é uma canção de amor, lindamente composta por um Arnaldo inspirado, que anos mais tarde Adriana Calcanhotto regravou no belo disco Cantada, com versos que remete a primavera do amanhecer de um acaso amoroso, de um semblante aflorado, de um olhar qualquer. A letra é perfeita: se pode acontecer qualquer coisa / um deserto florescer / uma nuvem cheia não chover / pode alguém aparecer e acontecer de ser você. Linda balada, canção delicada, com uma guitarra reversa do mestre Edgard, um belo solo de sax de Roninho Scott, percussão na medida com Mr. Brown e a participação especialíssima de Guga Stroeter no vibrafone.

Na Massa é fruto de uma feliz parceria com Davi Moraes (a música já aparecia em seu Papo Macaco). Lembra o pré-axé da Cor-do-som temperada com as guitarras maneiríssimas do Scanda, fazendo contraponto à levada rítmica do próprio Davi. Debaixo d’água é a música com som disso mesmo. Brincadeira divertida com os nossos paraísos utópicos, debaixo d’água tudo é maravilhoso, mas tinha que respirar! Seu contraponto é o rap-candomblé Cidade. De novo mostra o Arnaldo quase experimental, falando da cidade, dura realidade.

Cidade sem mar

mas com montanhas de neve de isopor

despedaçado sob o néon amanhecido

ruído de motor



Trecho de Debaixo d’água, de Arnaldo





Mas não tinha que respirar. Pelo menos não tem que ter esta preocupação (ainda): respirar é involuntário em meio a este caos. E ainda na trilha da invenção, temos O Mosquito. Um trip-hop semiacústico. Gosto do som. Desentendo completamente a letra.

Parceria de Arnaldo com Paulo Tatit e Sandra Peres, Do Vento já havia sido gravada pela Palavra Cantada num disco parceiro com as histórias de Ruth Rocha. A intenção é (era?) o público infantil, mas essa música é uma obra-prima. Linda melodia, uma letra que é um autêntico poema e o arranjo que canta uma música que já tem tudo, sem acrescentar demais e sem roubar a ênfase no essencial. Comentário embelezante, este é outro ponto alto do disco. Essa música é aquela que eu queria ter feito. E poderia morrer feliz.

Ainda canta Luzes de Paulo Leminski que ficou muito legal numa levada multi violões. Essa noite vai ter sol é o comentário poético sem juízo de valor sobre a intervenção do homem na natureza na forma de noite. Aliás, depois do vento e da água, reparo que neste disco, Arnaldo trata dos assuntos da natureza de uma maneira não dogmática, daí a parceria com Carlinhos ter sido extremamente feliz: a banda que ficou no disco anterior tinha uma sonoridade mais urbana, mais rock.

Atenção: essa vida contém cenas explícitas de tédio no intervalo da emoção. Arnaldo adverte já na abertura do disco, em poema musicado de Alice Ruiz. E este disco, quase que um retrato da vida, não poderia ser diferente. Nem tudo é legal (aliás, uma tônica do trabalho do Arnaldo, que gosta de misturar e, enfim, o resultado nem sempre agrada à todos), temos aqui uns intervalos de tédio.

Escurissíssimo é a música do disco a ser pulada. Hora de pegar uma na geladeira, tempo de4 atender ao telefone, conversar com alguém sem se preocupar com a canção que está rolando. Santa também pode ser pulada, que não fará falta. O disco fecha com Lembrança Vó, que é uma vinheta totalmente Carlinhos Brown. Ficou interessante. No máximo.

Também me decepciona um pouco a versão bossa-nova de Exagerado (Cazuza), voz quase que só falada e violão, num formato que Arnaldo Antunes ainda viria a explorar em trabalhos posteriores, e que, cá pra nós, não é seu forte. Uma pena, porque a música é sensacional e merecia mais. De qualquer forma, mostra o cantor trilhando outros caminhos, arriscando à beira do abismo.

Com tudo isso, Paradeiro é mais que um disco, é quase um emblema do Arnaldo Antunes. Honesto, livre e vivo.



Paradeiro / Arnaldo Antunes

Nota 7

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: