Lero-Lero: voz e disco primorosos |
Luísa
Maita é a compositora favorita de Maria Gadú (que em seu último disco gravou
Axé Acappella, em companhia de Dani Black) e das cantoras Virginia Rosa e
Mariana Aydar. Pudera. Suas músicas são de uma originalidade única e falam de
amores complicados, integrantes de comunidades que querem se amar e de amores
que aparecem do nada, dando a dimensão de sua musicalidade. A inspiração de
Luísa Maita alimenta-se da tradição musical brasileira na mesma intensidade com
que frequenta a prateleria do pop americano. Para Luísa, não há diferença
sensível entre João Gilberto e Michael Jackson, Nana Caymmi e Beyoncé, funk carioca
e R&B como mostra Lero-Lero (2010 / Oi Música -
Phonobase / 27,99), primeiro álbum da cantora e compositora paulistana. Como
compositora Luísa Maita é uma cronista que não só observa, mas participa da
cidade, caminha pelas avenidas e vielas do centro e da periferia à procura de
estalos poéticos e melódicos.
Essa facilidade com o trato
da canção foi identificada pela cantora Virgínia Rosa quando decidiu gravar
dois sambas de Luísa – Madrugada e Amado Samba – e por Mariana Aydar que gravou
Beleza (uma parceria com Rodrigo
Campos), eleita uma das melhores músicas de 2009 pela revista Rolling Stone
Brasil e recentemente gravou Solitude, com parceria de Kavita e Jwala.
A intérprete Luísa usa a
sensualidade de forma sutil como forma de transmitir sensações, como instrumento
de comunicação. Parece mesmo ter encontrado a medida certa para, em suas
próprias palavras, atingir o máximo de
expressão com o mínimo de afetação. Essa característica pode ser verificada
(ainda que de maneira mais tímida) em algumas faixas do álbum de seu primeiro
grupo, a Urbanda. A personalidade musical de Luísa ganha mais força nas participações
que fez no disco São Mateus Não É Um Lugar Assim Tão Longe de Rodrigo Campos e Alborada
do Brasil de Carlos Nuñez e também em sua interpretação para os vídeos
da candidatura do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016 dirigidos por
Fernando Meirelles.
Mas em nenhum desses
trabalhos Luísa Maita se revela como em Lero-Lero que sintetiza compositora
e intérprete, une referências musicais e pessoais com preciosismo e
despojamento. Síntese cujas medidas foram assimiladas por Paulo Lepetit, o
alfaiate produtor do álbum, que lhe conferiu uma vibração contemporânea através
dos beats e programações eletrônicas e por Rodrigo Campos (co-produtor ao lado
de Luísa) e seu violão afro que dialoga no mesmo volume com a base rítmica das
canções.
Luisa e Mariana Aydar: amigas |
O álbum é pontuado por
influências da música pop e eletrônica indissociáveis da base acústica
profundamente enraizada no samba, na bossa nova e na música popular brasileira.
As faixas apresentam uma galeria de ritmos tradicionais do Brasil: do samba ao
maculelê, da bossa nova ao baião. No entanto, aparecem desconstruídos, muitas
vezes reduzidos às células rítmicas básicas que se transformam com os timbres
eletrônicos dos beats e com a instrumentação acústica.
Além de Paulo Lepetit e
Rodrigo Campos, o disco conta com a participação dos músicos Kuki Storlarski e
Sérgio Reze (bateria), Théo da Cuíca e Jorge Neguinho (cuíca), Siba (rabeca),
Fabio Tagliaferri (viola) e Swami Jr (violão).
Com o filtro da
sensibilidade, Luísa recorta pedaços da história musical brasileira, do
cotidiano da cidade de São Paulo e de seu povo. Juntando as faixas, salta aos
ouvidos uma unidade, uma massa sonora de delicadezas, sensualidade e autenticidade.
Um exemplo da constante evolução e reinterpretação da música brasileira, a estreia
de Luísa Maita exibe uma artista exposta à tradição e modernidade, enraizada à
vida contemporânea, pronta para devolver tudo àquilo que absorveu de sua
família, da cidade e das pessoas: a música.
Luísa é uma das
representantes mais consistentes da tão saturada cena brasileira de novas
cantoras/compositoras e sua presença em cena é inesquecível. Canta com
personalidade impressionante e encontrou um caminho próprio na estrada
superpovoada de cantoras.
Faixas
·
01. Lero-Lero
(Luísa Maita)
·
2.
Alento (Luísa Maita)
·
3. Aí
vem ele… (Luísa Maita)
·
4.
Desencabulada (Luis Felipe Gama e Rodrigo Campos)
·
5.
Fulaninha (Luísa Maita)
·
7.
Maria e Moleque (Rodrigo Campos)
·
8.
Anunciou (Luísa Maita)
·
9. Um
vento bom (Luísa Maita)
·
10.
Alívio (Luísa Maita)
·
11. Amor
e Paz (Luísa Maita)
Produzido por Paulo Lepetit
(exceto faixa 11 produzida por Swami Jr.)
Co-produzido por Rodrigo
Campos e Luísa Maita
Nota 10
Lero-Lero / Luísa Maita
Marcelo Teixeira
www.oimusica.com.br/luisamaita
Nenhum comentário:
Postar um comentário