quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Roberto Carlos ainda é o cara?


O compacto com 4 músicas
Para suprir à audiência fenomenal da antecessora novela Avenida Brasil, a nova novela global, assinada pela competente Glória Perez, teve que rebolar para tentar suprir as necessidades que o novo público noveleiro não estava acostumado a ver na telinha e, para isso, escalou um elenco sensacional, novos rostos, texto mais ágil (geralmente as novelas da escritora são morosas) e escolheu a linda e bela Turquia para servir de cenário para um elenco sedente de interpretação. A novela já caiu nas graças do público, que anda se debulhando em lágrimas (artificiais ou não!) sobre o vai e vem no namoro entre Morena e Theo e, consequentemente, caiu nas minhas graças também, tendo em vista que sou um apaixonado pela Turquia. Aliás, sou fã confesso do escritor turco Orhan Pamuk e ver as cenas da novela Salve, Jorge passadas em Istambul, Bósforo, Mar Mediterrâneo, é como se eu estivesse vendo ali atrás a maldita judia Esther ou o cachorro canastrão do romance Meu Nome é Vermelho, ou o pai biológico do escritor e suas maletas e jornais e cadeiras vazias em A Maleta de Meu Pai, ou o moleque Necipe, a bela Ypek ou o poeta Ka perambulando pelas ruas no surpreendente Neve, que estou maravilhado com a trama só por este fato. Mas algo me tira do sério nesta novela. 

 

O cara que pensa em você toda hora

Que conta os segundos se você demora

 Que está todo o tempo querendo te ver

 Porque já não sabe ficar sem você

 

E no meio da noite te chama

 Pra dizer que te ama

 Esse cara sou eu

 

O cara que pega você pelo braço

 Esbarra em quem for que interrompa seus passos

 Está do seu lado pro que der e vier

 O herói esperado por toda mulher

 

Por você ele encara o perigo

 Seu melhor amigo

 Esse cara sou eu

 

Trecho de Esse Cara Sou Eu, de Roberto Carlos

 

 

Precisava de uma música que grudasse feito chiclete em nossa memória, para que quando tocasse nas rádios ou em qualquer lugar, lembrarmos da novela para que a mesma tenha audiência. Esse Cara Sou Eu é o nome da nova canção de Roberto Carlos. Que a carreira do Rei está abalada, disso todo mundo já sabe. Que Roberto Carlos não consegue mais emplacar um disco inteiro com sucessos dignos de um verdadeiro rei, disso todo mundo já sabe há tempos. Foi-se o tempo em Roberto Carlos vendia discos devido às belas canções românticas que ali continham. Esse Cara Sou Eu é uma canção chata. Estúpida. Irritante. Cafona.

Para tanto, Roberto Carlos logo correu para se aproveitar do grande sucesso que viria pela frente e lançou um compacto com apenas quatro musiquinhas fulas, reles e sem graça. Um Roberto dançante, um Roberto amoroso, um Roberto piegas e sem noção de seu tempo e espaço. Obviamente que o disco será um sucesso, pois o cantor não estava preparado para trabalhar em um disco em pleno final de ano. Pudera, com o Natal chegando, muitos esquecerão das músicas de Simone, para lembrarem da chatice do ano com a música Esse Cara Sou Eu.

Digno de um verdadeiro mau gosto musical, a música contradiz o maravilhoso Mesmo Que Seja Eu, cantada magistralmente por Ney Matogrosso ao vivo em 1998 para um disco contendo os seus maiores sucessos, composta pelo amigo/irmão-afastado Erasmo Carlos. Os versos da música se repete inúmeras vezes, dando uma canseira significativa para nossos neurônios que pescam aqui ou ali alguma insensível reação adversa do que a canção quer transpassar. Já entendemos que o cara que faz tudo pela moça é um completo romântico à moda antiga, desses raros encontrados hoje em dia, mas não é preciso estragar a canção com a interpretação horrenda e copiosa de Roberto, assim como não era preciso apelar por audiência com uma música que passa ostensivamente a cada troca de cena.

 

O cara que sempre te espera sorrindo

 Que abre a porta do carro quando você vem vindo

 Te beija na boca, te abraça feliz

 Apaixonado te olha e te diz

 Que sentiu sua falta e reclama

 Ele te ama

 

Esse cara sou eu

 Esse cara sou eu

 Esse cara sou eu

 Esse cara sou eu

 

Trecho final de Esse Cara Sou Eu, de Roberto Carlos

 

 

Daqui a pouco, os grupos de forrós universitários, sertanejos, pagodeiros, axezeiros, Calypseiros e até a neo-sertaneja Paula Fernandes, gravarão este imbatível sucesso, segundo alguns fãs ardorosos do Rei estão falando. Não demorará a tardar para que Roberto Carlos passe de rei a abóbora, porque, definitivamente, ele não é mais o cara há muito tempo.

 

Roberto Carlos ainda é o cara?

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário: