Maria Rita canta bem, mas perdeu-se muito |
Ser a
maior ou a melhor cantora dos últimos 10 anos no cenário musical brasileiro é
de uma responsabilidade enorme, gigantesca e que exige uma disciplina
espetacular. Muitas poderiam figurar o topo da lista, muitas inclusive das que
estão na seleta lista, mas alguns critérios me fizeram crer que algumas
cantoras boas ou medianas não poderiam jamais entrar para o rol das 20 melhores
cantoras dos últimos 10 anos. Ou por falta de critérios ou por falta de
simbolismos ou simplesmente por faltar alguma característica importante em suas
carreiras, limitei-as de pôr em contraste com grandes nomes que me foram
surgindo à mente e pondo numericamente na lista. Como eu havia dito no artigo
que antecedia a primeira colocada, alguns critérios foram pensados e os prós e
contras foram arremessados contra o ventilador na esperança de que futuramente
este artigo pudesse ser escrito.
Recebi uma quantidade
suficiente de e-mails e mensagens de leitores ávidos e antenados com o Mais
Cultura! e que sugeriram cantoras maravilhosas, como foi o caso de
Mariene de Castro, Fernanda Takai, Mônica Salmaso e até mesmo de Paula Lima. No
caso da Mariene de Castro, que tem uma carreira brilhante, uma voz e um gingado
que só ela tem, não poderia figurar na lista puramente porque ainda não é o seu
momento, não é a sua hora, embora seus discos tragam a tona a Bahia de todos os
santos, a naturalidade nordestina e a beleza negra, mas ainda faltam argumentos
para que ela entre definitivamente para a minha lista pessoal, embora seus dois
discos já tenham sido elaborados em artigos que destacaram a sua presença de
palco e a sua originalidade.
Paula Fernandes: a pior |
Fernanda Takai e Mônica
Salmaso são cantoras já carimbadas e estão na estrada há anos, o que
infelizmente não condiz com o teor que a proposta do blog sugeria. Paula Lima,
que tem carisma, bons discos, boa voz, bom gingado, não poderia figurar na
lista puramente porque a cantora se perdeu nas regravações que vem fazendo e na
miscelânea de estilos que vem abordando. Definitivamente, as cantoras citadas
não poderiam figurar na lista. Mas dentre os e-mails que
recebi, muitos leitores e amigos sugeriram nomes de quatro cantoras que
praticamente fiquei surpreso ao ler e ainda mais surpreso porque duas poderiam
entrar (tanto que fiquei semanas penosamente pensando na possibilidade delas
estarem entre as 7 melhores) e as outras duas nem passaram pela minha cabeça. Trata-se
de Maria Rita, Maria Gadú, Luiza Possi e Paula Fernandes.
Vou começar pelas mais
fáceis.
Luiza Possi: meio infantil, meio adolescente |
Luiza Possi é um doce de
cantora (sua participação no disco de Martin’lia) é fantástica, mas a sua
carreira ainda não deslanchou, ou seja, suas músicas ainda não estão na medida
certa, sua postura musical ainda não está ajustada, sua presença de palco ainda
não é o suficiente para agradar e sua voz às vezes soa cansativa. Iniciou a
carreira abraçada à mãe e teve todo o amparo do pai, mas seus discos beiram a
infantilidade e a transformação da mulher, porém, uma ou outra música de seus
discos vale a pena ouvir. O resto é resto. E ponto. Paula Fernandes é, pra mim,
a pior cantora do cenário musical brasileiro de todos os tempos, tanto que aqui
no Mais
Cultura!, ela foi eleita a pior cantora do Brasil. Sua voz é fanhosa,
ela canta mal, se veste mal, não tem emoção, não tem presença de palco e ainda
por cima não abre a boca ao cantar. Definitivamente, Paula Fernandes não
figuraria a lista nunca.
As duas cantoras que
poderiam adentrar na lista são Maria Rita, que pensei seriamente em deixa-la na
terceira colocação e Maria Gadú, que estaria na quarta. Maria Rita é uma
excelente cantora, dessas que brota a emoção ao cantar, mas temos a Maria Rita
antes o disco de estreia e a Maria Rita pós a música A Festa e Encontros e
Despedidas. Antes, Maria Rita tinha mais potencial, mais estilo de cantora
determinada, mais firmeza na voz e na postura. Hoje, Maria Rita se mostra
frágil, cansada às vezes e literalmente a retirei da lista das 20 melhores
cantoras depois de sua incursão pelo mundo musical da mãe, a grande Elis
Regina.
Maria Rita ainda não se
encontrou e vive de regravações que não lhe servem de nada. Todos os seus
discos tem músicas de terceiros ou manjadíssimas e isso é tão irrelevante em se
tratando de Maria Rita, que fica difícil, agora, imaginar um novo disco sem uma
regravação qualquer. Ainda não aconteceu o grande disco da cantora e espero que
um dia isso aconteça, embora seja remoto desse acontecimento vir à prova final.
Maria Rita tem capacidade, tem potencial e tem o triunfo nas mãos de ser filha
de uma das grandes cantoras deste País. Mas perde-se no quesito musical,
engolfada por grandes estardalhaços fora de órbita.
Maria Gadú: ela precisa amadurecer |
Maria Gadú nasceu como um
meteoro, mas perdeu-se no fio condutor ao juntar-se a Ana Carolina, cantora que
já perdeu a credibilidade há anos. A cantora tinha até um certo potencial, seu
disco de estreia foi elogiadíssimo por muitos, inclusive eu mesmo fui um dos
que estavam no coro, mas Maria Gadú ainda precisa amadurecer, podar raízes,
sentir mais a emoção da verdadeira musicalidade que existe dentro dela, mas que
ainda não percebeu e mesmo seus discos sendo de uma variante maravilhosa, seu
estilo ainda é considerado pop. Um pop dançante, um pop adolescente, um pop
caricato às vezes. Maria Gadú tenta, por vezes, passar a imagem de mulher
madura, uma garota que nasceu pra cantar (e ela tem essa potencialidade), mas
sua singularidade é atemporal para os dias de hoje. Porém, Gadú ainda é uma
cantora genuinamente brasileira e espero que seus próximos discos tenham mais o
sabor da verdadeira síntese que a música popular brasileira exige.
Por todos esses argumentos,
espero ter sanado as expectativas de todos os leitores que exigiram Maria Rita,
Maria Gadú, Luiza Possi e Paula Fernandes como as campeãs na lista das 20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos.
Marcelo Teixeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário