A cantora Luisa Maita no Top 20 |
A
inspiração de Luísa Maita alimenta-se da tradição musical brasileira na mesma
intensidade com que frequenta a prateleria do pop americano. Para Luísa, não há
diferença sensível entre João Gilberto e Michael Jackson, Nana Caymmi e
Beyoncé, funk carioca e R&B como mostra seu primeiro álbum, Lero-Lero,
lançado no Brasil pelo selo Oi Música e no resto do mundo pela
Cumbancha/Putumayo. Como compositora, Luísa é uma cronista que não só observa,
mas participa da cidade, caminha pelas avenidas e vielas do centro e da
periferia à procura de estalos poéticos e melódicos. Essa facilidade com o
trato da canção foi identificada pela cantora Virgínia Rosa quando decidiu
gravar dois sambas de Luísa – Madrugada
e Amado Samba – e por Mariana Aydar
que incluiu em seu segundo álbum a canção Beleza
(uma parceria com Rodrigo Campos), eleita uma das melhores músicas de 2009 pela
revista Rolling Stone Brasil.
Como cantora, Luísa usa sua
sensualidade de forma sutil. Parece mesmo ter encontrado a medida certa para, em
suas próprias palavras, atingir o máximo
de expressão com o mínimo de afetação. Essa característica pode ser
verificada (ainda que de maneira incipiente) em algumas faixas do álbum de seu
primeiro grupo, a Urbanda. A personalidade musical de Luísa ganha mais força
nas participações que fez no disco São Mateus Não É Um Lugar Assim Tão Longe
de Rodrigo Campos e Alborada do Brasil de Carlos Nuñez e também em sua
interpretação para os vídeos da candidatura do Rio de Janeiro para as
Olimpíadas de 2016 dirigidos por Fernando Meirelles.
Mas em nenhum desses
trabalhos Luísa se revela tanto como em Lero-Lero que sintetiza compositora
e intérprete, une referências musicais e pessoais com preciosismo e
despojamento. O álbum é pontuado por influências da música pop e eletrônica
indissociáveis da base acústica profundamente enraizada no samba, na bossa nova
e na música popular brasileira. As faixas apresentam uma galeria de ritmos
tradicionais do Brasil: do samba ao maculelê, da bossa nova ao baião. No
entanto, aparecem desconstruídos, muitas vezes reduzidos às células rítmicas
básicas que se transformam com os timbres eletrônicos dos beats e com a
instrumentação acústica.
Em menos de uma semana após
o lançamento, o álbum figurou em primeiro lugar no iTunes na categoria álbuns
latinos e também na lista dos CDs mais vendidos de Latin Music na Amazon. Em
grande parte, essa atenção do público foi reflexo da aparição de Luísa no
programa All Things Considered da NPR (National Public Radio) nos EUA, cuja
programação é retransmitida para mais de 700 rádios americanas. O programa
declarou que Luísa é a Nova Voz do Brasil
e salientou que se continuar fazendo
discos como este, pode muito bem estar no caminho para o estrelato
internacional. Essa repercussão levou a cantora para sua primeira turnê nos
EUA e Canada, com shows que renderam ótimas críticas do The New York Times, The
Washington Post e Boston Globe.
No Brasil, o álbum figurou
nas principais listas de melhores discos de 2010 – entre elas a da revista Veja
e Rolling Stone. Em julho de 2011, Luísa recebeu o prêmio de Artista Revelação
do Ano na 22a edição do conceituado Prêmio da Música Brasileira, além de se
apresentar na festa de entrega ao lado de Lenine. No mesmo período, Luísa
estreou na Europa passando por importantes festivais de verão como o Nuits du
Sud na França e o Musicas do Mundo, em Portugal. Em agosto de 2011, a cantora
retornou à América do Norte realizando 30 shows em 26 cidades durante 45 dias
e, uma vez mais, lotando os festivais e casas de shows por onde passou e
recebendo elogios da imprensa com destaque especial no jornal LA Times.
Com todo este gabarito,
Luísa Maita chega ao décimo nono lugar na lista das 20 Melhores Cantoras dos
Últimos 10 Anos eleito pelo Mais Cultura!.
Décimo
Nono Lugar: Luísa Maita
As
20 Melhores Cantoras dos Últimos 10 Anos
Marcelo
Teixeira
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