Tiê é nome de pássaro. Mas não é um pássaro qualquer. É um pássaro encantador, com um sibilar enfeitiçador e que voa como se estivesse tentando juntar corações apaixonados. Tiê! E sua cor é tão vibrante, tão cintilante, tão arrebatador e tão marcante, que passou a ser chamado de Tiê Sangue. Ele é vermelho como o coração, que tenta juntar os apaixonados em lados opostos. Tiê é um pássaro raro, um passarinho tímido, modesto, diferente.
Tiê é nome de cantora. Mas não é uma cantora qualquer. É uma cantora encantadora, com uma voz enfeitiçadora e que canta como se estivesse tentando juntar corações apaixonados. Tiê! E sua voz é tão vibrante, tão cintilante, tão arrebatadora e tão marcante, que todos param para ouvi-la durante horas. Tiê canta com o coração, com a alma e faz juntar apaixonados em lados opostos se sentirem atraídos. Tiê é uma cantora rara, uma cantora tímida, modesta e diferente.
Tiê e eu pós show na Livraria Cultura, 2011 |
Tive o privilégio de estar perto de Tiê. E de poder falar em seu ouvido o quão suas músicas me trazem tranquilidade, paz interior, emoção e uma sensação de felicidade. Ela falou frases que me deixaram contente, emocionado, no êxtase da minha ansiedade e carinho. Frases essas que só quem estava comigo sabe e que me deixou radiante ate hoje. Esse show, na Livraria Cultura do Shopping Morumbi, ocorreu no dia 13/08/2011 (e eu, que sou supersticioso com o número 13, assim como Clarice Lispector, temendo dar tudo errado, pude constatar que não deu e esqueci, por algumas horas, que era o dia 13!).
O primeiro disco: melancólico |
Tiê explica o próprio nome na música Passarinho: “Quando mamãe olhou pra mim, ela foi e pensou que um nome de passarinho me encheria de amor, mas passarinho se não bate a asa logo pia”. É Tiê, portanto, o pássaro da capa.
O segundo disco: mais alegre |
A sensibilidade é o mote de Tiê. Ela simplesmente quer que você a ouça atentamente. Mas ouça com atenção recíproca, como se fosse seus últimos minutos de vida. Logo que acabar de ouvir o primeiro disco, pule para o segundo. Terminou o segundo, volte para o primeiro ou selecione qual disco quer ouvir e posso dizer com todas as palavras: você ficará de queixo caído com tamanha singeleza e respaldo com a qual Tiê prestigia a música popular brasileira, lançando dois discos a altura de uma grande estrela da música popular brasileira.
Dez Estrelas para Sweet Jardim e A Coruja e o Coração.
Marcelo Teixeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário