MPB: os clássicos resistem |
Não
é fácil escrever sobre música. São muitos detalhes para serem analisados,
muitas horas de escutas, muita leitura sobre os encartes, entender o que cada
músico faz naquele trabalho, observar a capa, contracapa, o miolo. Direcionar
cada fase do disco resenhado sem se esbarrar na impessoalidade do artista, ou
seja, o trabalho do artista não pode interferir no meu gosto pessoal referente
ao cantou ou cantora criticada. Isso já me aconteceu diversas vezes por
divergir do disco de determinada cantora e saber que seu potencial era muito
maior. Também já me aconteceu o contrário: o disco ser uma maravilha o artista
não me agradar em nada. Isso é impessoalidade. Mas criticar a fundo, positiva
ou negativamente, os discos de música popular brasileira nos dias de hoje não
está sendo nada fácil. Tornou-se um trabalho cansativo em que sentar-se à
frente do notebook, selecionar o álbum a ser resenhado, esmiuçar aquele
trabalho, criticar o todo, passou-se a ser danoso. Os tempos mudaram, as
pessoas mudaram, o mercado fonográfico mudou. As críticas também mudaram. Antes
as pessoas ficavam lendo textos enormes sobre os discos lançados. Hoje não
conseguem se entreter nem com uma crítica ou uma leitura de mais de três parágrafos.
Meu jeito de escrever teve que se adequar aos novos tempos, às novas leituras e
às novas interpretações. Não desistirei desta página, que está no mercado desde
Novembro de 2011, mas as publicações estão e serão mais escassas devido ao
tempo. Criticar não é errado quando a obra é pública, mas sinto que a MPB está
perdendo o foco e ficar focado apenas nos discos antigos não está sendo legal.
As novidades não têm mais espaços nas mídias, os cantores novos desaparecem em questão
de segundos, a música verdadeiramente boa não tem seu devido valor e quem vos
escreve sente que não está sendo lido. É o fim da MPB? Há quem diga que não,
mas eu não ouso mais dizer se temos esperança na música ou se a música
persistirá por mais algum tempo. Por enquanto, me pego ouvindo os clássicos da
música popular brasileira com as novidades de hoje em dia sem grandes emoções
ou sentimentos que possam me arrebatar para criticar.
É o fim da MPB?
Por Marcelo Teixeira
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