Cássia e o segundo disco da carreira |
Revirando meu acervo de CDs,
encontrei um álbum que raramente é divulgado na mídia, mas que fez grande
diferença na vida pessoal e profissional de uma das grandes cantoras que o
Brasil perdeu: Cássia Eller. O álbum em questão é O Marginal, lançado originalmente em 1992, em que sua pegada
musical era forte e mostrava uma Cássia firme e determinada musicalmente. No
ano de lançamento do disco e nos momentos de introspecção na gravação em
estúdio, a cantora estava se sentindo muito realizada em poder explorar um
trabalho em que tinha a sua marca registrada: a potência de sua voz. Aqui neste
belíssimo trabalho, Cássia ficou ainda mais conhecida ao fazer um dueto
incrível com Edson Cordeiro, que na década de 1990 reinava absoluto nas paradas
de sucesso e era frequentador assíduo de programas de auditório. Ambos
cantaram, no disco em questão, a célebre música Satisfaction, dos Rolling Stones e o que mais chamou a atenção foi
a inusitada diferença entre vozes: Cássia deu voz a um homem enquanto que
Edson, a de uma mulher. O Marginal foi o segundo disco de
carreira da cantora e além de ser muito pouco conhecido ainda nos dias de hoje,
é um trabalho subestimado e dos mais realizados pela artista, que, apesar de
ter sido o menos vendido de sua carreira, contém grandes interpretações de
pérolas da música nacional e internacional, que era o jeito Cássia Eller de
fazer discos.
O
disco abre com Caso você queira saber
e a voz de Cássia se sobressai de cara, tamanha a intensidade que ela se
entrega logo na abertura do álbum, nesta composição de Beto Guedes. A guitarra
de Nelson Faria também faz bonito. Já a canção Sonhei que viajava com você é mais suave, um clima mais intimista,
como um blues mais arrastado e Cássia consegue se sair excelentemente bem. Em Sensações, uma composição de seu amigo
Luiz Melodia, aparece um suingue e um naipe de metais para enriquecer os
arranjos e o solo de guitarra volta a se destacar. Teu bem, composição de Arrigo Barnabé, é outra de clima suave, que
ficou deliciosamente boa, sedutora e universal. Amnésia, outra de Melodia, também carrega no suingue boas pitadas
daquele funk gostoso de ouvir e que poucos no cenário musical pop atual conseguem
e sabem fazer. Cássia e Melodia eram mestres nisso.
A
faixa-título é uma das poucas e boas composições de Cássia Eller, em parceria
com outros compositores: trata-se de um rock and roll com muito mais atitude e
uma pegada que todas essas bandinhas que infestam nossos ouvidos tentam fazer
atualmente. Eles também é uma
composição de Cássia e segue ricamente perfeita. Também entra no time Rita Lee,
com a música Bobagem, em que soa mais
como homenagem em forma de música cantada de uma para a outra do que um
trabalho para ser levado a sério. E esse era o mote principal de Cássia: ser
leve mesmo quando o assunto era sério. O
Marginal é um grande álbum, de qualidade superior, com canções inspiradas,
parcerias incríveis e que infelizmente não teve o merecido destaque pela mídia
em seu lançamento, muito menos hoje, onde tudo é tão rápido, passageiro,
barato...
O
Marginal (1992) / Cássia Eller
Nota
10
Por
Marcelo Teixeira
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