Páginas

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Renato Braz e a essência de ser Renato Braz


 


O cantor Renato Braz: um dos melhores
Desde o lançamento deste blog, em Novembro de 2011, que eu venho rabiscando e desenhando e pensando sobre Renato Braz, um dos cantores mais envolventes na minha opinião. Alguns devem estar se perguntando o porque Renato não entrou na seleta lista dos melhores cantores dos últimos 10 anos na MPB e a resposta é simples: Renato Braz é muito melhor do que 10 ou 20 cantores juntos e eu não o inclui porque Renato Braz tem uma particularidade muito maior: além de tímido, canta muito bem e consegue fazer do palco em que canta, sua sala de estar, aonde recebe seus convidados com pompa e maestria. Não o ter incluído em minha lista dos melhores cantores não faz deste homem um ser inferior perante os outros colocados, mas sim, na melhor das posições, pois, como disse, Renato Braz não merece nem o primeiro, nem o último lugar, pois ele aparece em todos os lugares com requinte.

Renato Braz nasceu em São Paulo. A música sempre o acompanhou em casa, com a mãe cantando. Aos 15 anos começou a tocar bateria e depois percussão. Iniciou ainda cedo a tocar na noite. Em 1996 lançou o primeiro CD, homônimo. Dois anos depois veio o segundo, História Antiga. Em 2002 o número de CDs de sua carreira dobrou e lançou com magnitude Outro Quilombo. Mas, como venceu o V Prêmio Visa Edição Vocal, um dos prêmios era o direito de gravar um CD. No final do ano chegou às lojas, Quixote, pelo selo Eldorado, o seu CD mais conhecido, aplaudido por público e crítica e sendo um dos melhores discos regionais da seara brasileira.

Renato Braz é uma das referências obrigatórias no atual cenário da música brasileira. O violão inconfundível de Renato Braz traduz a música brasileira de qualidade. O pragmatismo das formas das canções contrasta em harmonia com a ousadia da maneira peculiar como Renato toca seu violão. O dedilhado sutil, o bom gosto dos arranjos, simples, relaxantes. Tudo emoldurado pela sonoridade caipira perfaz um dos mais belos trabalhos da música regional contemporânea.

Prometo, em breve, redesenhar ainda mais sobre este, que é um dos maiores e melhores cantoras da verdadeira música popular brasileira com orgulho.

 

Renato Braz e a essência de ser Renato Braz

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.