Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Genuinamente Rosa Passos


Rosa Passos
Você conhece Rosa Passos? Talvez você não a conheça, mas Rosa Passos é uma cantora brasileira e seu nome é forte nos circuitos de jazz mundo afora, tocando muita música brasileira e por vezes jazz abrasileirado. O Brasil que orgulha-se de sua música não conhece algumas de suas melhores expressões. É muito difícil encontrar os seus discos no Brasil, para tristeza de muita gente. A baiana Rosa Passos, cantora, compositora e violonista, tem 12 álbuns gravados, sendo o primeiro um vinil de 1979, Recriação e o mais recente, Amorosa de 2004, em uma explícita homenagem a João Gilberto.

Sua bossa nova hiper cool, com vocais intimistas, às vezes quase sussurrados faz par com seu violão, no melhor estilo gilbertiano. Outros nomes consagrados como Tom Jobim, Ary Barroso e Dorival Caymmi, fazem parte de seu repertório e influências. Mas é no jazz e nas cantoras brasileiras, que ela se inspira para cantar. As grandes divas do jazz são as cantoras que Rosa ouve exaustivamente. Sua grande estrela brasileira chama-se Elis Regina.

Vinda de uma família de músicos, estudou piano quando criança, mas na adolescência descobriu o violão e definiu sua vocação.

No Brasil, Chico Buarque e Ivan Lins participaram de seu disco Pano Pra Manga (1996). No exterior fez amigos ilustres como o baixista Ron Carter com quem gravou Entre amigos. Com o violoncelista Yo Yo Ma, participou de Obrigado Brazil, disco vencedor do Grammy na categoria instrumental. Paquito D’Rivera, Henri Salvador, Rodrigo Leão (Madrideus), Michael Bublé e Crhis Botti também figuram na lista de amigos ilustres internacionais.

Por que Rosa não faz sucesso e nem é conhecida aqui no Brasil? Quem sabe com este artigo, isso não possa mudar um pouco. Afinal, Rosa Passos é uma excelente cantora, genuinamente brasileira.



Marcelo Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.