Puro Prazer, de 1999: ótimo e intimista |
Zizi Possi é uma das melhores cantoras da MPB. Sua voz é tão cristalina e inconfundível que logo nota-se sua qualidade musical. Suas músicas são de uma primazia única e seu talento está provado em canções que embalaram os anos 1980 e 1990. Detentora de inúmeros prêmios, Zizi emociona até hoje com a gravação que fez ao lado de Chico Buarque com a música Pedaço de Mim, de 1978. Considerada sucessora de Elis Regina, Zizi tem méritos próprios e encerrou a década de 1990 com um excelente disco, embora as músicas sejam muito marcadas. Zizi nunca se preocupou com rótulos e o disco que fecha mais um ciclo de sua brilhante carreira ganhou um destaque único: voz e piano.
Puro Prazer (1999 / Universal Music / 25,99) concretizou um antigo projeto de Zizi em gravar um disco apenas com voz e piano. Tendo como destaque a gravação de Disparada e concorrendo pelo prêmio Grammy Latino com a cantora argentina Mercedes Sosa, uma das cantoras que maior influência exerceu na carreira, no entanto, a colombiana Shakira venceu nas três categorias. O repertório apresentou regravações dos antigos sucessos entre outras canções consagradas e outras inéditas na voz, comemorando os dez anos de parceria entre a cantora e o pianista e maestro Jetther Garotti Júnior. Encerrava a década de 90 conquistando o Troféu Imprensa de melhor cantora (1999).
Puro Prazer tem um mérito especial: foi o disco que deu à Zizi a possibilidade de vender 100 mil cópias entrando para a galeria Disco de Ouro, numa época em que vender discos estava sendo tarefa difícil. Talvez embalada pelo mega sucesso do disco Per Amore (1997) e que vendeu 500 mil cópias entrando para a galeria Disco de Platina Duplo, o fato é que Zizi Possi arrebenta em Puro Prazer pelo simples fato de fazer música de respeito, qualidade, ética e sensibilidade.
Regravando grandes sucessos de sua carreira numa forma ainda mais autoral e intimista, Zizi consegue emocionar novamente quando canta Luiza, música que Tom Jobim fez em homenagem à sua filha, Luiza Possi, quando está nasceu. Gonzaguinha aparece com a belíssima Viver, Amar, Valeu e se torna a melhor faixa do disco pela poesia que a música transpassa. Rebento, grande sucesso na voz de Elis Regina e composta por Gilberto Gil, deixa um rastro de alegria e magia cantada por Zizi, ficando díspar da versão original. Chico Buarque, grande amigo da cantora, é o detentor de quatro canções do disco. Além de Pedaço de Mim, estão presentes Tanta Saudade (parceria com Djavan), Sobre Todas as Coisas (parceria com Edu Lobo) e Eu Te Amo (parceria com Tom Jobim).
Regravando um grande sucesso dos Paralamas do Sucesso, Meu Erro se tornou um hit incansável nas rádios de todo o país, mostrando que a popularidade de Zizi era arrebatadora. Pudera, a canção ficou de uma lindeza perfeita e harmoniosa e a junção voz e piano caiu como uma luva. As canções em italiano que Zizi cantou nos dois discos dedicado à Itália também estão aqui revestidos com nova roupagem e ainda mais incisivas.
Hoje, no dia de seu aniversario, o Mais Cultura! homenageia Zizi Possi, a cantora que mais prestigio teve na MPB. Completando 56 anos em plena atividade, Zizi hoje colhe aquilo que plantou e seus fãs a cultuam sempre. Sua musicalidade é única.
Faixas
· 1 Disparada (Théo de Barros, Geraldo Vandré)
· 2 Volver a los diecisiete (Violeta Parra)
· 3 Luiza (Tom Jobim)
· 4 Pedaço de mim (Chico Buarque)
· 5 Sobre todas as coisas (Chico Buarque, Edu Lobo)
· 6 Viver, amar, valeu (Gonzaguinha)
· 7 Rebento (Gilberto Gil)
· 8 Tanta saudade (Chico Buarque, Djavan)
· 9 Vurria (F. Rendine, Alberto Pugliesi)
· 10 Torna a surriento (Ernesto de Curtis)
· 11 Beatriz (Chico Buarque, Edu Lobo)
· 12 Eu te amo (Chico Buarque, Tom Jobim)
· 13 Meu erro (Herbert Vianna)
· 14 Che cosa (Gino Paoli)
Direção: Zizi Possi e Moogie Canázio
Piano:Jether Garotti Junior
Nota 10
Zizi Possi / Puro Prazer
Marcelo Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.