Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Adeus, Wando!


Wanderley Alves dos Reis, mais conhecido por Wando (Cajuri, 2 de outubro de 1945 - Nova Lima, 8 de fevereiro de 2012) foi um cantor brega-romântico brasileiro dos mais populares que estavam em atividade ainda nos dias de hoje (restando agora, talvez, Reginaldo Rossi).
O apelido Wando foi dado por sua avó. Ainda pequeno mudou-se de Cajuri para Juiz de Fora, onde formou-se em violão erudito e começou a lidar com música por volta dos 20 anos. Nessa época já participava de conjuntos e se apresentava em bailes na região. Mais tarde muda-se para Volta Redonda (RJ), onde trabalhou como caminhoneiro e feirante.
Sua carreira de cantor iniciou-se em 1969 e o sucesso veio em 1973. Compôs para outros medalhões da MPB, como Jair Rodrigues, que no ano de 1974 gravou O Importante é Ser Fevereiro. Já a música A Menina e o Poeta foi gravada por Roberto Carlos em seu álbum de 1976. Moça (1975), Chora Coração (1985), que fez parte da trilha sonora da telenovela Roque Santeiro, e, principalmente, Fogo e Paixão, lançado no álbum O Mundo Romântico de Wando, de 1988, foram seu maiores sucessos.
Em 27 de janeiro de 2012, Wando foi internado na CTI de um hospital em Belo Horizonte com problemas cardíacos graves. Ele passou por uma angioplastia de emergência e passou a respirar por aparelhos. Sua morte, por parada cardiorrespiratória, foi anunciada às 8 horas da manhã de hoje, 8 de fevereiro de 2012 no Biocor Instituto em Nova Lima, Minas Gerais.
Hoje o Mais Cultura! presta uma homenagem ao cantor Wando, cantor este que esteve presente em toda a minha infância e adolescência, cantor este que soube respeitar o próximo com suas palavras e canções e cantor este que soube fazer da música brega nacional um hino a luta contra o preconceito musical.
Até logo, Wando!

Marcelo Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.